Os 13 Porquês ( Livro X Série)

images-cms-image-000540882

Atualmente tivemos um bum em torno desse livro, em decorrência da série, recentemente lançada.

Devo confessar para vocês que após a leitura do livro, não me senti nem um pouco empolgada para resenhar o mesmo. Motivo pelo qual até hoje não tinha nada a respeito no blog.

9550776_1GG

Apesar de ter tido uma primeira experiência negativa com a obra, decidi dá uma nova chance, dessa vez para a série. A mesma me surpreendeu em muitos aspectos, sendo um deles a analise mais pormenorizada da vidas dos demais personagens, mostrando assim de forma mais dinâmica para o telespectador o motivo pelo qual determinado personagem tomou certas atitudes ao longo da trama.

13-reasons-why-personagens-netflix

Fica claro que todos os garotos tinham algum problema familiar ou de auto-afirmação no ambiente escolar, o que os tornava verdadeiros predadores, dispostos a causar mal ao seus pares, para assim saírem do foco dos demais agressores.

Todos sabemos como a adolescência é difícil. Esse período de transição entre a infância e a vida adulta, onde nos é exigida a tomada de algumas decisões que determinaram o nosso futuro, sem que tenhamos maturidade o suficiente para saber o que realmente queremos.

download (2)

Se tudo isso ainda for regado a prática de bullying , a situação se torna ainda pior. Esse foi o caso de Hannah Baker, garota nova na escola, afim de se enturmar e que acabou sendo vítima de assédio, praticado por alguns de seus colegas, com quem ela tentou manter algum tipo de relação de proximidade.

A trama gira em torno de Clay ( garoto apaixonado por Hannah), que tem que aprender a lidar com a  perda da amiga, além é claro de ser ver indicado como um dos motivos pelo qual a moça cometeu suicídio.

Apesar da série ser melhor do que o livro, é nítido a falha em alguns dos recursos visuais aplicados, como o caso do curativo no rosto de Clay, esse vindo a  servir como uma forma de mostrar ao telespectador que o personagem se encontra no presente, e não em um dos diversos em que o personagem recorre a uma de suas memórias.

Porém o que mais me incomodou foi o fato de decidirem estender a série, por pelo menos mais um temporada, o que é ao meu ver, é totalmente desnecessário, uma vez que a obra foi baseada em um único livro que já foi em todo contemplado. Deixando duvida a respeito do rumo que a direção pretende seguir.

750_2017411234646748

A história de fato não é uma das mais interessantes, apesar de tratar de temas bem atuais, como por exemplo o bullying e a violência sexualDe certa forma não consegui visualizar o grau de importância de pelo menos 12 dos motivos apresentados pela protagonista, para justificar o seu suicídio, restando apenas um realmente relevante.

Se parar para observar que ela tinha uma família bem estruturada e amorosa, é de se estranhar que ela não tenha recorrido aos pais em nenhum momento, é que não tenha levado em conta o impacto que a sua decisão iria ter na vida dos mesmos. Isso fica claro, quando a mãe busca entender o motivo do suicídio da filha, que não lhe deixou nem ao menos um bilhete de despedida, como se esses pais não fossem importantes.

Muitos podem justificar que ela deixou as fitas para os seus colegas, mas até que ponto elas não eram apenas uma forma de fazer com que esses garotos se sentirem eternamente culpados por sua morte, tornando ela assim de certa forma imortal para eles?

Deixem suas opiniões nos comentários, vamos discutir o assusto.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s