Resenha: Jantar Secreto- Raphael Montes

129567702_1gg

Ficha Técnica: 

Título: Jantar Secreto

Autor: Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras

Gênero: Romance

ISBN: 9788535928358

Edição: 1º

Páginas: 376

Ano: 2016

Sinopse:

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense.
Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana.
A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Resenha:

Raphael Montes, consegue tirar o leitor da sua zona de conforto com seu novo livro. a leitura é pesada e não recomendável para quem tem o estomago fraco.

Em Jantar Secreto, temos narrada a história de quatro amigos: Hugo, Miguel, Dante e Leitão. Eles deixaram sua cidade do interior e se mudaram para o Rio de Janeiro, com o intuito de mudar de vida.

Hugo se tornou um cozinheiro, fez alguns cursos de aperfeiçoamento fora do país, mas devido a sua personalidade difícil, tem dificuldade em se manter em um emprego.

Miguel, filho de empregada doméstica, esforçado, se formou em medicina em uma universidade pública, passou a trabalhar em um hospital público.

Dante, filho de pais ricos, se formou em administração, mas não conseguiu trabalho na sua área, acabou se empregando em uma livraria, ganhando um parco salário, que mal dá para pagar as despesas.

Leitão, começou o curso de computação, mas não se formou, vindo a viver de pequenos golpes que aplica na internet. Ele é o responsável pelo desastre que acontece na vida dos quatro.

Após ter sua primeira experiencia sexual com uma garota de programa, contratada pelos amigos, Leitão passa a gastar todo o dinheiro do aluguel do apartamento que divide com eles, para se manter em contato com Cora. Isso faz com que os garotos acumulem uma divida de 26 mil com a imobiliária e fiquem quase ao ponto de serem despejados.

Hugo então sugere que seja oferecido um jantar temático no apartamento. Seria uma experiencia gastronômica singular, para assim levantarem o valor devido. Mas mais uma vez Leitão coloca o grupo em uma enrascada, mudando o cardápio do jantar, passando então a oferecer carne humana. O que ele não imaginava era que a sua brincadeira daria certo, e que muitas pessoas se interessariam, ao todo 10 pessoas confirmaram presença, pagando 3 mil cada, ou seja, apenas um jantar cobriria toda a divida dos garotos.

Assim o grupo embarca em uma viajem sem volta, que a cada passo se torna mais sombria e macabra, deixando a todos em risco.

O livro causa uma sensação indigesta no leitor, uma vez que apresenta o ser humano como um verdadeiro monstro, capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro, prestigio, reconhecimento ou segurança.

Duas coisas me incomodaram no livro. A primeira foi o constante acréscimo de supostos poemas encontrados em porta de banheiros públicos, acho que o autor se utilizou muito desse recurso, tornando o mesmo monótono. A segunda coisa, foi o fato de que apesar de terem outros meios de levantar o dinheiro ( empréstimo no banco, vender o carro, pegar com a mãe de Dante que ofereceu para pagar), os quatro amigos, preferem praticar um crime hediondo.

Por outro lado é interessante observar como o autor descreve a carne humana como algo saboroso, fora dos padrões conhecidos, fazendo inclusive distinção de uma carne para outra, ou a mudança de sabor se é carne de homem ou mulher, de magro, gordo ou uma pessoa malhada, assim como de brasileiros ou estrangeiros. Para os carnívoros de plantão, Raphael Montes talvez consiga deixar vocês com água na boca.

A leitura é mais do que indicada para aqueles leitores que gostam de sair da sua zona de conforto e ter seus certezas questionadas.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s