Conto: O Enjeitado- Alberto Braga

 O Enjeitado- Alberto Braga

BRAGA-ENJEITADO-CAPA-sh

 

Alberto Braga, escreveu diversos contos ao longo de sua trajetória literária, sendo esse, um dos mais conhecidos. Ele era especialista em narrar em seus contos, os costumes contemporâneos, com mesclas patológicas e psicológicas bem desenvolvidas.

Nesse conto, temos um garotinho que foi encontrado ainda bebê por uma lavadeira, a beira de um rio, em uma noite fria. Essa mulher de bom caráter, resolve levar o garoto para casa e fazer por ele, tudo o que estava em seu alcance naquele momento, arrumando até uma vizinha disposta a alimentar o pequeno.

O garoto foi acolhido, batizado pela mulher e por um homem rico da região. Passa assim os seus primeiros anos, regado a muito amor, por parte da mãe postiça e de sua filha, por quem ele nutre verdadeira afeição.

O garoto é muito inteligente, mas tem a saúde fraca. O autor deixa claro que o garoto pode vir a ter um grande futuro, se ajudado pelos que o cercam.

O menino conhece gente boa, disposta a acolhe-lo, mas também conhece pessoas perversas e ambiciosas, que se veem no direito de o maltratarem, apenas pelo fato de ser um enjeitado, sem família que olhe por ele.

Assim temos, a elaboração de um cenário complexo, em que o autor explora as mais diversas personalidades e características humanas, não deixando de fora nenhum aspecto moralmente repulsivo, que os personagens possam vir a ter em relação a uma pessoa desprotegida.

É triste observar que existe pessoas tão cruéis e infelizes, que acabam sendo incapazes de estender a mão a um necessitado. A ambição humana é um dos pontos mais marcantes dessa trama, mesmo com o autor dando sutis pinceladas de amor e tolerância pelo caminho.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s