Resenha: Guerra e Paz-Liev Tolstoi

6629601_1gg

Ficha Técnica: 

Título: Guerra e Paz

Autor: Liev Tolstoi

Editora: Companhia das Letras

Gênero:Literatura Estrangeira – Romances

ISBN:9788535911930

Edição: 1º

Páginas: 240

Ano: 2008

Sinopse:

Com centenas de personagens e mais de mil páginas na versão original, Guerra e paz é considerado um dos maiores romances da história. O enredo deste clássico da literatura russa se passa durante a campanha de Napoleão na Áustria, e descreve a invasão da Rússia pelo exército francês e a sua retirada, compreendendo o período de 1805 a 1820. O jogo da política, as intrigas da corte, as tramas da sociedade, as táticas da nobreza arruinada, a brutalidade da guerra, sua banalidade e seus acasos… os bastidores do poder são desvendados em Guerra e paz.
Este painel da aristocracia russa só é tão profundo e verdadeiro porque foi escrito por alguém de dentro dela. As duas principais famílias retratadas – Rostov e Bolkonski – representam as famílias Tolstói e Volkonski, respectivamente do pai e da mão do autor, Liev Tolstói. Guerra e paz retrata ainda o preconceito e a hipocrisia da nobreza, e também suas tradições religiosas, ao lado da vida cotidiana dos soldados e dos servos.
Ambientado na Rússia do início do século XIX, o romance lida com temas essenciais à vida contemporânea: a guerra e a paz. Tolstói narra as guerras entre o imperador francês Napoleão e as principais monarquias da Europa, dissecando causas, origens e conseqüências dos conflitos e, principalmente, expondo os homens e suas fraquezas.

Resenha: 

61ywzmxrabl

Essa história se passa durante o período das  guerras napoleônicas na Rússia. O autor teve o cuidado de inserir diversos detalhes sobre a sociedade da época, os costumes e como as invasões do exercito francês influenciou algumas alterações no comportamento e na forma de pensar.

A trama se desenrola em torno de três famílias da aristocracia russa, o vinculo entre seus integrantes e como a guerra fez com que as suas vidas mudassem, quase que retirando a possibilidade desses de escolherem livremente o seu caminho.

Toda a estrutura foi alterada, nenhum plano poderia ser feito a longo prazo, quase todas as histórias de amor estavam fadadas ao fracasso. Isso tudo faz com que o leitor fiquei preso a história, curtindo cada momento, tentando descobrir como determinado personagem vai agir a seguir.

O autor ainda desmistifica alguns fatos históricos, como as queimadas que supostamente os russos faziam ao avançar com seus exércitos, fazendo com que o inimigo encontrasse uma terra devastada. O que na realidade era causado pela fuga da população para o  interior. A medida que a população abandonava suas casas, estas ficam expostas a saques e atos de vandalismo, alguns bêbados acabavam por causarem acidentes, em outros casos a fuga apressada fazia com que as pessoas esquecessem fogo aceso… causando assim incêndios que se propagavam nas casas vizinhas.

war-and-peace

 A história em si, inicia-se em São Petersburgo, em 1805, em uma festa dada por Anna Pavlovna. Aqui são apresentados vários dos principais personagens. Deve-se dar bastante atenção a  Pierre Bezukhov, filho bastardo de um rico conde, que vai herdar os bens de seu pai e assim passa a ser aceito pela sociedade que antes o desprezava.

André Bolkonsky, e um amigo de Pierre, sendo ele casado com Lisa, jovem e bela mulher que se encontra grávida de seu primeiro filho. O jovem sente-se entediado da vida em sociedade e da sua situação de casado, por esse motivo ele se alista no exercito, deixando sua esposa aos cuidados de seu pai e irmã.

Natasha é outro personagem importante, inicialmente ela é apresentada como uma mulher apaixonada por Boris, logo depois ela se apaixona por André ficando noiva desse, mas acaba sendo engada por Anatole, passa então um momento de grande sofrimento seguido da tão merecida redenção, tendo por fim o seu final feliz.

War & Peace - Generics

Algumas instituições são postas a prova, sendo esmiuçadas, uma delas é a franco-maçonaria, da qual Pierre vem a fazer parte. Ele se encanta pelo posicionamento de um irmão da maçonaria e acaba imaginando que ela vai trazer alívio para suas inquietações, mas como sabemos tão bem, não existem soluções fáceis na vida.

Seria impossível abordar todas as subtramas nesta resenha, mas acredito que passei um pouco da essencia dessa maravilhosa história para vocês. Espero que gostem.

Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s