Resenha: Amor Amargo -Jennifer Brown

124014009sz

Ficha Técnica: 

Título: Amor Amargo

Autor: Jennifer Brown

Editora: Autentica

Gênero: Literatura Juvenil

ISBN: 9788582353066

Edição: 1º

Páginas: 256

Ano: 2005

Sinopse:

Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade¿ Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown ¿ do sucesso A Lista Negra ¿ nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Resenha:

A muito tempo ouço falar desse livro, vários blogueiros conhecidos já o indicaram na lista dos 10 mais do ano de 2016. Porém, eu sempre adiava a leitura, por não me sentir preparada para a leitura naquele momento. Acabei dando uma chance a mesma, nesse inicio de ano, e o resultado foi surpreendente.

Alex, a personagem principal é uma garota tímida, batalhadora, boa aluna, que tenta entender os motivos que fizeram com que sua mãe a abandonasse, com as duas irmãs e o seu pai, e fosse embora, acabando por morrer em um violento acidente de carro.

Essa é uma história de descobertas, de reencontro, reconexão consigo, família e amigos, mas principalmente uma história sobre violência contra a mulher.

amoramargo

Alex, acaba dando aula de reforço para um aluno transferido. O garoto é o sonho de qualquer adolescente, ele é bonito, enigmático, se importa com ela, a trata bem ( até determinado ponto) e sempre está a seu lado. Mas desde o inicio tudo parece fora de foco, a atenção é exagerada, a personalidade dele é flutuante, e de onde surgiu todo esse amor e veneração?

Enfim, a medida que a trama se desenrola, nos vemos envolvidos com os mesmos questionamentos dessa personagem e passamos a entender em parte o que se passa na cabeça de uma mulher que é abusada emocional e fisicamente por seu companheiro. Também vemos o modo como esses homem agem, tornando as suas vítimas cativas, em uma rede de segredos, que acabam por destruir-las.

 A sorte de Alex é que ela contava com amigos leais, que se importavam com ela apesar dos diversos vacilos que ela dava para com eles. Dentre eles, se destacam Zach e Bethany, amigos de infância da personagem e a quem ela acabou por afastar na busca de agradar seu namorado/ agressor.

Amor Amargo é um romance atual, que nos apresenta de forma crua uma realidade na qual estão inseridas diversas mulheres ao redor do mundo. Ele acaba servindo como uma forma de alerta para essas mulheres e também como fonte de pesquisa para seus entes queridos, para que eles passem a saber como agir, como ajudar essas mulheres.

Infelizmente os atos de agressão relatados ( principalmente os verbais), são comuns no dia a dia de diversas mulheres, que nem ao  menos percebem que são destratadas por seus companheiros. Atribuindo esses atos, a momentos de insensatez na hora da briga. Isso me deixa entristecida enquanto leitora e principalmente enquanto mulher.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s