Conto: Miss Algrave- Clarice Lispector

Miss Algrave- Clarice Lispector

download (8)

Em uma entrevista, Clarice chegou a dar um depoimento, alegando que seus escritos, não são baseados em fatos, mas em como os indivíduos reagem aos fatos.Esse é um belíssimo exemplo.

Nesse conto, temos uma mulher, solitária, que vive para criticar tudo o que ver. Ela chega a ser pudica a um ponto de causar irritação ao leitor, com o seu falso moralismo. Em um trecho do conto, a personagem diz que sente vergonha pelos pais terem feito amor, vindo assim a concebe-la, que esse ato é repulsivo, e que ela o desaprova como um todo, mesmo que entre animais.

Ela também não consome carne, não vê televisão, por acha que o conteúdo e impróprio, ela nem ao menos se permite tomar banho sem roupa, por achar esse ato imoral.

Ela tem uma vida monótona, se considera uma datilografa perfeita e uma boa cidadã. Mas tudo muda, quando na noite de lua cheia, alguém vindo de saturno, teoricamente entra em seu quarto pela janela, fazendo com que ela se entregue ao amor. Assim o lençol manchado de sangue, passa a ser o seu troféu.

Miss Algrave, muda radicalmente, tudo o que antes lhe era repulsivo, passa então a ser objeto de prazer e desejo, ela larga o emprego e passa a se prostituir, após sentir saudade de Ixtlan ( o ser que entrou em seu quarto).

Fica claro ao leitor, que a autora fez uma transição em que inicialmente a personagem vivia de aparência, e que em determinado momento isso passou a não mais satisfaze-la, se entregando então a essência de seu ser, ate então escondida da sociedade.

Miss Algrave, se torna uma mulher muito mais interessante e feliz após as mudanças que ocorreram em sua vida, até a forma de falar se torna leve e despojada.

A personagem descobre o amor pela vida, e assim nos faz redescobrir o sabor e o prazer, em coisas que passam despercebidas, por fazerem parte do nosso cotidiano.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s