Resenha – Beleza Oculta

Olá,pessoas!

Fazer uma resenha de um filme que está sendo absolutamente bombardeado pela mídia  e pelas críticas, não é uma missão fácil. Em dias onde nos deparamos com verdades absolutas, onde opiniões podem causar reviravoltas enormes, principalmente quando levianamente interpretadas, a tarefa de quem decide tecer opiniões se torna ainda mais uma responsabilidade e um compromisso com quem as lê. Hoje, minha missão é falar com fidedignidade sobre Beleza Oculta.

 

Resultado de imagem para beleza oculta pôster

FICHA TÉCNICA

Título original:  Collateral Beauty

Distribuidor: Warner Bross

Ano de produção: 2016

Tipo de filme: longa-metragem

Direção:David Frankel

Elenco:Will Smith, Kate WinsletKeira Knightley

Gênero:Drama
Duração: 97 min

 

 

 

Sinopse

Um acontecimento trágico coloca um executivo de publicidade de Nova York (Will Smith) em uma espiral descendente de eventos de depressão, tragédia, tendências românticas e esperança. Durante essas situações, ele encontra três pessoas misteriosas (Keira Knightley, Jacob Latimore, Helen Mirren) que o encorajam a esquecer o passado enquanto seus amigos tentam ajudá-lo a voltar ao normal com a sua vida.

Resultado de imagem para beleza oculta filme

RESENHA

O longa conta a história de Howard (Will Smith), empresário de sucesso que vê sua vida ir por água abaixo quando perde sua filha e entra em depressão. Sem nenhuma perspectiva de vida feliz ou retomar sua antiga rotina, ele escreve cartas para o Amor (Keira Knightley), a Morte (Helen Mirren) e o Tempo (Jacob Latimore), sem esperar que as abstrações lhe respondessem cara a cara e lhe dessem lições sobre o valor da vida.

Se você cansou dos filmes dramáticos da “Sessão da Tarde” que, às vezes, até são legais (e quando vemos na TPM lágrimas correm pelo rosto) que tal tentar esse, e avaliar o que mais importa na sua vida? Beleza Oculta é um filme que pode tocar fundo no seu coração se você lhe der uma chance e apreciá-lo sem expectativas.

As cenas das montagens de “reação em cadeia” com os dominós sugerem pra mim como perdemos tempo construindo coisas inúteis. Como perdemos tempo e deixamos de viver por coisas que não valem à pena. Como nos dedicamos a trabalhos que não terão frutos.

Resultado de imagem para beleza oculta filme

Este filme nos faz perceber como as coisas que nos afetam, afetam nossos amigos e quem está ao nosso redor. Nos mostra que o sofrimento tem uma abrangência muito maior do que supomos e que, quando perdemos o sentido da vida, vagamos pelo mundo sem observar o que se passa… Apenas passamos pelos dias, sem vivê-los.

Ver o olhar do Will nestas cenas onde ele vaga pela cidade mostram o amadurecimento do ator para o drama. Ele consegue de forma brilhante transmitir com o olhar todo o sofrimento interior de quem perdeu parte de si.

Resultado de imagem para beleza oculta filme

As cenas onde há o confronto entre Howard e as abstrações são as melhores. São o ponto onde Howard expõe o que sente e as abstrações dão seus conselhos e lições. É onde percebemos que cada uma delas, Morte, Tempo e Amor, tem sua função em nossas vidas e tem suas lições.

A Morte foi surpreendentemente a veia cômica do filme e o Tempo me surpreendeu por ser o que mais me fez perceber sua importância.

Resultado de imagem para beleza oculta filme

Pra mim, o grande desperdício do filme foi ver Keira Knightley pouco aproveitada, e com o mesmo semblante de outros filmes que protagonizou. Sua interpretação deixou a desejar e o roteiro pra ela, também. Por outro lado, temos a plenitude da diva Helen Mirren, que está mais uma vez esplêndida nas telonas.

Elenco de apoio-BO-2

Um filme com esses nomes no elenco poderia ter dado muito mais emoção ao público, caso as histórias coadjuvantes de cada um tivessem sido abordadas com maior clareza, profundidade e emoção. Whit (Edward Norton) é o melhor amigo de Howard e tenta reconquistar o amor e o carinho de sua filha após um divórcio conturbado. Já Claire (Kate Winslet) é uma mulher determinada e independente que passou a vida se dedicando ao trabalho e agora tenta correr contra o tempo para construir uma família. E, por fim, Simon (Michael Peña) também é um grande profissional que enfrenta graves problemas de saúde e tem medo de deixar a família sem dinheiro e estrutura.

elenco-beleza-oculta.dng

Sem entrar no clichê, Beleza Oculta vem com uma proposta que acaba por ser cumprida. Ou seja, nos ajudar a não desistir da vida, e sim enfrentar os obstáculos naturais do que é viver.

Ainda assim, recomendo o filme Beleza Oculta pela originalidade e por ser muito tocante e com uma reflexão muito bonita sobre a vida. Poderia ser melhor? Sim, mas é um bom filme, que comove e emociona.

É isso, galera.

Até a próxima!

“Não deixe de notar e beleza oculta em tudo o que acontece”. 

 

 

 

 

2 comentários em “Resenha – Beleza Oculta

  1. Eu gostei muito de sua reflexão sobre o filme. Eu acho que é muito bom que o verdadeiro significado do filme seja revelado. Pessoalmente adorei pela messagem de vida que Beleza Oculta filme nos deixa. Este filme ultrapassou as minhas expectativas, David Frankel adaptou a história de uma maneira impressionante, colocando como evidencia que era o diretor indicado para este filme. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s