Resenha: O Mistério de Marie Rogêt – Edgar Allan Poe

112437021g1

Ficha Técnica: 

Título: O Mistério de Marie Rogêt

Autor: Edgar Allan Poe

Editora: FTD

Gênero: Literatura Estrangeira 

ISBN: 9788532252289

Edição: 1º

Páginas: 96

Ano: 2008

Sinopse:

Paris, século XIX. O corpo de uma mulher, jovem e bonita, foi encontrado boiando no rio Sena. Nas proximidades, um matagal fechado. Lugar ideal para desocupados, marginais e atividades suspeitas.
No local, algumas provas muito claras: uma anágua branca, uma echarpe de seda, um lenço com a inscrição ¿Marie Rogêt¿, nome da vítima, alguns fragmentos do vestido. Chão pisoteado e sinais de luta intensa.
Crime de fácil solução? Para Auguste Dupin, famoso detetive, quanto mais aparentemente simples o mistério, mais difícil desvendá-lo.

Resenha:

Aqui temos Allan Poe, narrando uma versão da história do sumiço e assassinato de Marie Rogêt, além de fazer parte do livro, como um de seus personagens (Dupin).

maryrogersriver

O interessante é que o assassinato da moça é uma história real, e foi usada como pano de fundo para que o autor fizesse uma série de apontamentos do que pode ou não ter acontecido, nesse crime chocante.

Dupin, se utiliza de alguns relatórios da polícia, além de relatos dos jornais da época, mostrando como a mídia pode influenciar a opinião pública, muitas vezes de forma errônea.

Os jornais, apresentaram uma série de informações inverídicas. Muitas vez plantadas com o único intuito de tornar a leitura mais interessante, e assim vender mais exemplarem, lucrando literalmente com a desgraça alheia. Sem o menor senso de ética profissional, os jornalistas que cobriram o caso, não se deram ao trabalho de pesquisar nem ao menos superficialmente as provas que apresentavam.

download-3

Os achismos investigatórios, sem parâmetro técnico ou cientifico, acabaram por atrapalhar a investigação, tornando o crime não solucionável.

Para qualquer pessoa com o mínimo de bom senso, era evidente os erros cometidos. Sendo a polícia incapaz de resolver o caso, acabou apelando para promessas de recompensa e pistas falsas.

O livro sem dúvida apresenta uma boa trama investigatória, ficando claro a capacidade do autor em prender a atenção do seu leitor, mesmo em um caso considerado relativamente de fácil dedução. Allan Poe, de fato é um mestre da escrita, sendo esse apenas mais um de seus sucessos.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s