Filme: Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo

a5ofi5z0qraiburmd2snrwvjzyd

Ficha Técnica

  • Titulo Original: Hidden Figures
  • Lançamento: 2017
  • Duração: 127 min
  • Gênero: Drama
  • Dirigido por: Theodore Melfi
  • Elenco: Janelle Monáe, Kevin Costner, Octavia Spencer, Taraji P. Henson

Sinopse:

É a história incrível de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) – brilhantes mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da História: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn, uma conquista fantástica que restaurou a confiança do país, mudou a Corrida Espacial e galvanizou o mundo. O trio visionário atravessou todas as barreiras de gênero e raça para inspirar gerações para sonhar grande.

Resenha:

Esse filme conta a história real de três mulheres negras que trabalharam na Nasa, na época da corrida espacial. Elas eram matemáticas, que faziam os cálculos necessários para que se elaborassem os projetos das naves espaciais e da rota de reentrada da nave na terra, sem causar risco de vida ao piloto.

vifqdypob6jd5vwp2siqwntxuhu

Em um período que a segregação racial ainda era bastante comum, essas mulheres acabaram superando diversas dificuldades para se sobressair na profissão.

Todas elas provaram o seu valor, fazendo com que as pessoas com quem conviviam passassem a valoriza-las, a medida que elas se sobressaiam.

Um dos diálogos de maior impacto, foi o momento em que uma das matemáticas estava no banheiro e a sua chefe entra. Essa mulher branca, que passou todo o filme colocando dificuldades e empecilhos para a ascensão dessas mulheres, acaba falando que em nenhum momento teve a intensão de prejudica-las, que ela não tinha nada contra elas, ao que uma das protagonistas responde: “- Eu sei que você acredita realmente nisso”. Isso mostra ao telespectador o quanto o preconceito está enraizado em cada um, ao ponto que muitos chegam a negar  a sua existência.

kkulavftwudnd3hwvpbo6797h9w

Apesar desse fato, o filme não traz uma grande inovação nesse campo, sendo por muitas vezes repetitivos em sua sequência de cenas, para assim enfatizar uma situação que é visivelmente obvia.

O que me incomodou no filme foi a forma como as protagonistas se submetiam as situações que lhe eram impostas, mostrando que de certa forma concordavam com a maneira que eram injustamente tratadas, apesar de sempre estarem a reclamar entre si e pelos cantos. Senti que o diretor estava querendo passar a ideia de que se nos esforçamos e abaixarmos a cabeça para as injustiças que nos são feitas, com o tempo o nosso esforço e recompensado com reconhecimento.

Por esse motivo o filme não foi um dos melhores que assisti nesse mês, mas ainda assim é um bom filme.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s