Resenha:Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo-Benjamin Alire Saenz

119286376sz

Ficha Técnica: 

Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Autor: Benjamin Alire Saenz

Editora: Seguinte

Gênero:Juvenil – Literatura Juvenil

ISBN: 9788565765350

Edição: 1º

Páginas: 392

Ano: 2014

Sinopse:

Aristóteles é um jovem de quinze anos solitário e introspectivo, revoltado com todos os segredos que o mantêm distante da verdade sobre sua própria vida. Há anos ele não escuta o nome do irmão mais velho dentro de casa, e tudo o que ele sabe é que Bernardo está preso, mas não tem ideia do que aconteceu. Ele já não suporta todo esse mistério à sua volta, principalmente quando há ainda mais mistérios escondidos dentro de si.

Quando chegam as férias de verão, Ari se pergunta se finalmente descobrirá o mundo que está lá fora à sua espera e de que tanto ouve falar. Por acaso, ele encontra um garoto que, apesar de também ter ascendência mexicana e o nome de um intelectual famoso, é completamente diferente dele. O que começa como uma aula de natação aos poucos se transforma numa amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos – e sobre o tipo de pessoa que querem ser.

Resenha:

capa-ariedante

Aristóteles é um garoto triste, introspectivo, sem nenhum amigo e que se sente atormentado pelos seus pesadelos e pelo silêncio dos seus pais em relação ao seu irmão.

Um dia ele conhece um garoto que é seu extremo oposto, uma pessoa leve, divertida, engraçada, de fácil comunicação, que tem um bom relacionamento com os pais e que enfrenta a vida de frente, sem se esconder. Esse é Dante.

Um gosta do outro instantaneamente, sem nenhum motivo aparente. Uma amizade surge, a partir de uma simples oferta de ajuda. Assim esses dois garotos vão alterando a forma do outro ver o mundo, vão se ajudando mutualmente a medida que os problemas vão surgindo.

download-2

A lealdade é o ponto forte desse livro, além da alto descoberta e da perda do medo de se comunicar.

Ari, por duas vezes demonstra seu grande apego por Dante, em uma delas ele literalmente quase morreu para salvar seu amigo. Isso me fez ver como sentimentos verdadeiros, mesmo que impronunciáveis, nos fazem, fazer o impossível pelo outro.

Essa é uma história leve, doce, do tipo que te encanta aos poucos e quando você ver já está chorando e rindo com os personagens. E pode ter certeza, esse livro tem uma grande carga de drama e piadas afiadas.

É interessante observar, como o que calamos pode nos prejudicar e mudar o rumo de nossa história. Foi o que aconteceu com grande parte dos personagens, por medo de enfrentarem o passado, a dor ou quem eram, eles acabaram afastando quem mais os amavam, criando uma barreira quase intransponível.

Mas no final o amor vence, não só o amor romântico, mais o amor de pai com filho, de amigos, de vizinhos. Por esse motivo esse é um dos livros mais lindos que já li.

Super recomendo!

Bjos!

2 comentários em “Resenha:Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo-Benjamin Alire Saenz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s