Resenha: Dois Irmãos- Milton Hatoum

180733sz

Ficha Técnica: 

Título: Dois Irmãos

Autor: Milton Hatoum

Editora: Companhia das Letras

Gênero: Literatura Brasileira-Romances

ISBN: 8535900136

Edição: 1º

Páginas: 266

Ano: 2000

Sinopse:

Onze anos depois da publicação de Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum retoma os temas do drama familiar e da casa que se desfaz. Dois irmãos é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise.
O enredo desta vez tem como centro a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino – o filho da empregada – narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros.

Resenha:

53574_w840h0_1482768920273859

Esse é o segundo romance publicado pelo brasileiro Milton Hatoum, com esse livro ele acabou ganhando o prêmio Jabuti.

O romance narra basicamente a história de conflito existente entre dois irmãos gêmeos, sendo essa a trama principal do livro, embora existam subtramas interessantes, como é o caso da índia domingas e seu filho.

É interessante observar como os índios órfãos eram tratados em Manaus naquela época. Como crianças eram retiradas de sua tribo, privadas de seus costumes e ritos e inseridas em uma sociedade desconhecida, para serem tratadas unica e exclusivamente como escravas de suas senhoras, trabalhando exaustivamente e sem nunca ter direito a uma vida própria ou a uma remuneração digna.

dois-irmaos-globo

A trama nos é apresentada de uma forma fragmentada, não linear, a partir da visão um dos personagens ( Nael), que fez uma seleção das histórias que presenciou e que lhe foram contadas ao longo dos anos. No inicio não conseguimos identificar esse personagem, mas a partir que a trama se desenrola, vamos descobrindo a sua importância no seio daquela família.

Em muitos momentos fica claro que  Yaqub e Omar, refletem os desejos de seus pais. O irmãos mais velho se torna um homem bem sucedido, porém rancoroso por tudo que passou na vida em decorrência da preferencia de sua mãe pelo caçula Omar. Esse por sua vez, foi mimado a tal ponto de se estragar completamente, embora violento,  e no fundo um homem fraco, subjugado por sua mãe.

Ao meu ver Halim ( pai) e Nael ( neto bastardo), são os personagens mais interessantes e sensatos desta obra. A sutileza como apresentam os fatos, acaba por tornar o leitor cativo, ansioso pelo desfecho da obra.

minisserie-dois-irmaos-matheus-abreu-rede-globo

As três personagens mulheres principais: Zana ( mãe), Domingas ( empregada índia e mãe de Nael), Rânia ( filha), também são fortes e determinadas, cada uma a sua maneira vai conseguindo o que deseja. Embora a que mais tenha me surpreendido seja a Rânia, filha caçula do casal libanês, ela ama os dois irmãos, cada um a sua maneira e aos poucos vai ganhando espaço na obra e no desenrolar da trama. Ela assume as rédias da família e dos negócios, além de assumir sua condição de mulher bela, que optou por continuar solteira.

dois-irmaos-omar2

Outro ponto de destaque é a ambientação da obra, num cenário de pós ciclo da borracha e inicio da ditadura militar. Aqui o autor traça ascensão e decadência de algumas famílias. Além do clima de medo causado pela insegurança de um regime recém instaurado, onde o menor desvio dos padrões aceitáveis era punido com tortura e morte.

Atualmente está no ar uma adaptação em forma de minissérie da obra. Sendo os dois irmãos interpretado de forma impecável pelo ator Cauã Reymond.

Esse livro, com certeza, entrou para a minha lista de favoritos da vida. Espero que vocês consigam se encantar pela história como eu me encantei.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s