Resenha: Por Lugares Incríveis -Jennifer Niven

por-lugares-incriveis

Ficha Técnica: 

Título: Por Lugares Incríveis

Autor: Jennifer Niven

Editora: Seguinte

Gênero: Literatura Juvenil

ISBN: 9788565765572

Edição: 1º

Páginas: 408

Ano: 2014

Sinopse:

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver!

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Resenha:

por-lugares-incriveis-destaque

Nesse YA temos Theodore Finch e Violet Markey, dois adolescentes de personalidade oposta, que estudam na mesma escola e que  vem passando por situações complicadas que fizeram com que eles decidissem se suicidar em determinado momento.

Nesse ponto os dois se encontram no topo da torre do colégio. Mas Finch acaba por impedir a morte de Violet.

Uma amizade inesperada surge, entre a garota linda e popular do colégio que esta vivenciando o luto por sua irmã e Finch um garoto problemático, com uma família disfuncional, que tem um problema psicológico não diagnosticado.

Theodore é visto como um garoto problema, nem mesmo os seus amigos conhecem os seus segredos. Ele tentou se abrir com um amigo apenas uma vez, e desde essa época e chamado de Theodore aberração por todos da escola, assim o garoto se fechou e passou a viver em um mundo particular onde ele sempre está incorporando um personagem, mudando a fala, jeito de agir e sua roupas.

Violet por outro lado, era tudo o que os pais e amigos poderiam pedir, garota doce, estudiosa, bonita, com um futuro brilhante. Mas após a morte da irmã Eleonor em um acidente de carro, a garota passa a se culpar. Se afasta de tudo o que antes ela presava, desiste do blog bem sucedido que tinha com a irmã. Termina o namoro e passa a ver os defeitos de caráter de seus antigos amigos.

sem-titulo

Dá para notar que ambos os personagens estão passando por um período de transição, que pode vir ou não a acabar em um suicídio. A questão é, qual dos dois está mais preparado para sobreviver ao caos que é a vida.

O livro é narrado em duas pessoas, intercalando capítulos descritos sobre o ponto de vista de Violet, sempre na contagem regressiva para a formatura e o ponto de vista de  Finch, que narra os seus dias a partir do que vivenciou com Violet.

Finch é intenso e imprevisível, apesar de muito charmoso, ele faz Violet experimentar coisas novas, sabores, sensações, conhecer lugares diferentes. Os dois vão aos poucos se apaixonando.

O final é bem previsível, mas não deixa de ser emocionante. O que mais me tocou foi descobrir que o livro é baseado ou inspirado na vida da autora, que teve que lidar com uma perda significativa em sua vida.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s