Resenha: O Mensageiro- Lois Lowry

9788580415674

Ficha Técnica: 

Título: O mensageiro 

Coleção: Série O Doador de Memórias – Vol. 3

Autor: Lois Lowry

Editora: Arqueiro

Gênero:Literatura Estrangeira – Suspense

ISBN: 9788580415674

Edição: 1º

Páginas: 160

Ano: 2016

Sinopse:

“Lois Lowry Magistralmente Apresenta Outra História Assombrosa E Provocadora. A Autora Volta A Temas Passados E Os Alça A Um Nível Superior.” – Publishers Weekly “A Escrita Habilidosa De Lois Lowry Dá Um Suspense Crescente À História E Suas Descrições São Particularmente Vívidas E Impactantes. Os Protagonistas Dos Livros Anteriores Ressurgem Em O Mensageiro , E O Chocante Desfecho Provocará Grandes Discussões.” – School Library Journal Há Seis Anos, Matty Chegou Ao Pacato Vilarejo. Sob Os Cuidados De Vidente, Um Cego Que Tem Uma Visão Especial, Ele Amadureceu E Se Adaptou À Nova Vida. Agora, Espera Receber Seu Nome Verdadeiro, Que Determinará Seu Valor Ali, Como Ocorre Com Todos Os Habitantes. Contudo, Algo Nefasto Está Se Infiltrando No Vilarejo, E Os Moradores, Antes Orgulhosos De Receber Forasteiros, Passam A Exigir Que As Fronteiras Sejam Fechadas Para Se Protegerem. Por Ser Um Hábil Mensageiro, Matty É Encarregado De Avisar Os Outros Povoados Sobre O Bloqueio. Sua Missão Também Tem Outro Grande Objetivo: Buscar Kira, A Filha De Vidente, Antes Que Seja Tarde Demais. Ele É O Único Capaz De Viajar Pela Floresta, Que Já Provocou Algumas Mortes. O Problema É Que Ela Também Está Se Tornando Um Lugar Perigoso Para O Garoto. Mas Muitos Dependem De Matty. Então, Armado Apenas De Um Poder Recém-Descoberto, Ainda Incompreensível E Incontrolável, Ele Se Arriscará A Fazer O Que Talvez Seja Sua Última Viagem.

Resenha:

dsc07652

Matty é um garoto doce e gentil, que vive entregando mensagens entre os moradores do vilarejo e nos vilarejos próximos. Ele foi um personagem coadjuvante no livro anterior e nesse se tornou o principal.

O menino teve uma infância difícil, além de estar cercado de crueldade e pobreza, ele também tinha uma mãe relapsa e pouco amorosa, que vivia espancando os filhos.

Mas, ele logo se tornou amigo de Kira, garota deficiente de seu vilarejo e isso mudou a sua vida para melhor. Inicialmente ela e seu amigo Thomas cuidavam dele, posteriormente o pai de Kira assumiu essa responsabilidade, levando ele para morar com ele em uma comunidade mais caridosa.

Metty aprendeu a ler e escrever, além de algumas funções práticas. Ele ganhou o respeito de todos e descobriu o poder que tinha aos poucos.

Mas algo esta acontecendo, os seus vizinhos antes pessoas tão boas estão mudando, tudo em decorrência de umas trocas que são feitas esporadicamente. A questão é que além da mudança de personalidade há também a mudança física.

depositphotos_58736235-funny-small-boy-with-his

O vidente ( pai de Kira) pede a Metty para busca-la antes que seus vilarejo se feche a estrangeiros. Essa jornada se mostra muito mais perigosa do qualquer outra que tenha empregado anteriormente.

O ponto negativo do livro são os supostos poderes que alguns habitantes apresentam, no primeiro livro eram apenas o dom de receber memórias e transmiti-las, mas com o desenvolver narrativa tornou-se dons especiais, visões do futuro, ver coisas a quilômetros de distancia e dom da cura.

O bom foi que finalmente o autor resolveu arrematar as três histórias. Temos o personagem principal do primeiro livro, que nessa nova comunidade e conhecido como líder, ele auxilia Metty na sua jornada. Não ficou clara a disparidade tecnológica de uma comunidade para outra, quase beirando a ideia de mudança de tempo.

O final também é chocante e me deixou muito incomodada por um bom tempo, mas ele fez muito sentido para a obra em si, o problema e o nosso costume de ver sempre os bons saindo recompensados no final.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s