Resenha: A Escolhida-Lois Lowry

a-escolhida

Ficha Técnica: 

Título: A Escolhida

Coleção: Série O Doador de Memórias – Vol. 2

Autor: Lois Lowry

Editora: Arqueiro

Gênero:Literatura Estrangeira – Romances

ISBN: 9788580413472

Edição: 1º

Páginas: 192

Ano: 2014

Sinopse:

Órfã e portadora de uma deficiência, Kira precisa enfrentar um futuro assustadoramente incerto. Vivendo em uma civilização que descarta os mais fracos, ela sofre hostilidade dos vizinhos, que a acusam de ser inútil para a comunidade.
Quando é chamada a julgamento pelo Conselho dos Guardiões, Kira se prepara para lutar pela vida. Mas, para sua surpresa, os autoritários chefes já têm outros planos e a encarregam de uma tarefa grandiosa: restaurar os bordados de uma túnica centenária que contam a história do mundo.
Escolhida por seu talento quase mágico para bordar, a jovem fica radiante com a honraria. Quando dá início ao minucioso serviço de investigação do passado, ela depara com uma série de mistérios nas profundezas do universo que achava conhecer tão bem. Confrontada com uma verdade chocante, Kira precisará tomar decisões que mudarão sua vida e toda a comunidade.
Em A Escolhida, Lois Lowry traz ao leitor personagens e cenários distintos de O doador de memórias, mas que complementam a sensacional distopia e abrem um novo horizonte de reflexão para a tetralogia.

Resenha:

download

A Escolhida é o segundo livro da série O Doador de Memórias. Mas apesar desse fato tem uma história independente.

Não me ficou claro se a história passa em uma época anterior a do primeiro livro, ou se apenas em uma localidade diferente com tecnologia e posicionamento social diverso.

Enquanto no primeiro livro temos uma sociedade bem organizada, com uma estrutura padrão, em que todos são tidos como iguais, com as mesmas oportunidades e condições de vida. Nesse livro temos uma sociedade em plena decadência, onde as pessoa que apresentam algum tipo de defeito físico (seja em decorrência de nascença ou de algum acidente que sofreu no transcorrer da vida) é eliminado ou banido, como se fosse algo imprestável, perdendo até mesmo a condição de pessoa.

Esse é o caso de Kira, que nasceu com uma deformidade na perna e acabou sendo salva por causa da influência que seu avô materno possuía na época do seu nascimento. E posteriormente foi novamente salva, por possuir um dom cujo o conselho fazia questão de manter.

Essa é outra alteração significativa na trama, agora em vez de serem transmitidas lembranças, algumas crianças possuem dons que as tornam especiais. No caso de Kira ela tem o dom de tecer o futuro, seu amigo Thomas faz entalhes em madeira e temos também uma criança que canta, todos eles fazem pequenas previsões de coisas que podem vir a ocorrer no futuro e por isso o conselho tenta controlar-los para assim determinar o futuro que desejam.

arquivoexibir

Algumas intrigas surgem no desenrolar da trama, além de uma conspiração para que essas crianças fiquem órfãs e acabem precisando da proteção e abrigo fornecido pelos membros do conselho.

A sociedade em si e dividida em duas categorias, uma em que as pessoas estão em uma condição parcialmente melhor, com uma alimentação diária, com pequenas hortas e uma rivalidade com tudo e com todos. Na outra temos uma população de miseráveis, que vivem a margem da sociedade, em lugares insalubres, sem alimentação minima ou condições de higiene, além da visível falta de amor e empatia.

Nesse segundo ambiente surge um garotinho bondoso, que ajuda Kira e é por ela ajudado. Methe é o responsavel pelo desenrolar da trama, facilitando que várias revelações importantes sejam feitas.

Espero que o próximo livro dê continuidade a essa versão da história, uma vez que o final de Kira e de seus amigos ficou em aberto.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s