Resenha: A Ultima Batalha – C. S. Lewis

download

Ficha Técnica: 

Título: A Ultima Batalha

Autor: C. S. Lewis

Editora:  Martins Fontes

Gênero: Literatura Infantil – Grandes Autores

ISBN: 9788578279097

Edição: 3º

Páginas: 216

Ano: 2014

Sinopse:

Ea Luz De Uma Enorme Fogueira Crepitante, A Ultima Batalha De Narnia Esta Prestes A Acontecer. O Rei Tirian, Ajudado Corajosamente Por Jill E Eustaquio, Tera De Enfrentar Os Crueis Calormanos, Num Combate Que Decidira, Finalmente, A Luta Entre As Forcas Do Bem E Do Mal. Mas, Com Tantas Duvidas E Confusao Ao Redor, Conseguira O Rei Tirian Manter-Se Firme Na Hora Mais Negra De Narnia?

Resenha:

21491958_2

Esse é o último livro das Crônicas de Nárnia. Nele temos uma serei de acontecimentos que desencadeiam a destruição de Nárnia.

Aqui temos a última batalha travada em Nárnia e por Nárnia. Tudo teve inicio com a ambição desenfreada de um macaco falante que usou seu amigo asno num plano cruel visando apenas o lucro pessoal imediato.

Só que o próprio macaco se perde no caminho, se tornando um viciado, que desempenha um papel patético perante os seus conterrâneos. Ele derruba as árvores sagradas, matando as driades, aprisiona os demais animais falantes e os força a trabalha, vende os anões para os calormanos e organiza a invasão do seu país.

O final da série nos trás um mundo de reflexões a respeito de lealdade, amizade, ajuda ao próximo, ambição, traição e vida após a morte, para onde vamos e o que nos espera.

Tirian, o atual rei de Nárnia é capturado e pede ajuda a Aslan e ao filhos de Adão e Eva. Aslan a muito não é visto nessas terras o que permite com que seu povo ansioso por rever o mesmo, seja ludibriado.

Mas assim como o conhecimento que temos de Deus, se você orar a ele e pedir a sua ajuda, ele vira em seu socorro. Assim todos os amigos de Nárnia (exceto Susana) retornam a Nárnia.

O professor Kirke, que se recorda dos anéis mágicos e pretende utilizá-los para enviar Jill e Eustáquio em auxilio de Tirian. Mas acontece um acidente de trem e todos acabam indo parar em Nárnia. Dentro de um galpão Pedro, Edmundo, Lúcia, Pollye o Professor Kirke aguardam, observando os acontecimentos que se desenrolam.

tash

Os Calormanos acabam invocando Tash ( versão do diabo), que começa a devorar tudo de ruim que passa pela porta do galpão, mas o que é bom e pertence a Aslan, ele não pode tocar, nem fazer mal.

Até mesmo um Calormano chamado  Emeth é salvo, pois esse apesar de cultuar Tash, é um homem bom e Aslan explica que tudo de bom que é feito embora em nome de outro, na verdade esta sendo feito por ele e por isso os bons de todas as nacionalidade serão recebidos no mundo de Aslan.

last-battle-image

Esse foi o livro mais triste, pois embora o final seja alegre e de regojizo e triste perceber que a história chegou ao fim e que os irmãos Pevensie ao irem a verdadeira Nárnia, pois a que eles iam antigamente era apenas uma sombra da sombra da verdadeira Nárnia, estão na verdade mortos em um acidente de trem em nosso mundo.

Só Susana que se afastou de Nárnia e passou a se envolver com as coisas do mundo, roupas, escola, trabalho, vida social é que sobreviveu. E como seus irmãos mesmo falaram, ela não é mais uma das amigas de Nárnia, pois se afastou do que era realmente importante, vendo tudo aquilo como uma ilusão infantil.

A verdadeira aventura teve inicio, mas como o autor deixou claro no final, nos nunca vamos tomar conhecimento do  que vem a seguir.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s