Resenha: Insurgente- Veronica Roth

download-jpg111

Ficha Técnica: 

Título: Insurgente

Subtítulo: Uma Escolha Pode Te Destruir

Autor: Veronica Roth

Editora: Rocco

ISBN: 9788579801556

Gênero: Literatura Juvenil

Edição: 1º

Páginas: 512

Ano: 2013

Sinopse:

Mais uma inebriante e emocionante história, repleta de reviravoltas, corações partidos, romance e poderosas revelações sobre a natureza humana. Na Chicago futurista,as facções estão desmoronando e Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas.

Em Insurgente, segundo volume da bem-sucedida série de distopia que conquistou os fãs de Jogos Vorazes e alcançou o primeiro lugar na disputada lista dos mais vendidos do The New York Times, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama e a própria vida enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Resenha:

2vifcqq

Em Insurgente Tris tem que conviver com a culpa por ter assassinado seu melhor amigo que estava sobre o efeito de uma simulação, além da perda dos pais e da sua facção.

Tris e Quatro fogem e buscam refugio na facção da amizade, onde se encontram com os membros sobressalentes da abnegação. Lá eles são bem recebidos e tem enfim um tempo para descansar e se reorganizar, mas a Erudição logo vai ao seu encontro. O casal foge é se refugia na franqueza onde eles tem que assumir os seus erros e confessar a verdade sobre o efeito de um soro.

Como podem perceber, esse é o livro da fuga desenfreada, a todo momento a erudição esta atacando alguma das facções com o auxílio dos traidores da audácia. E Tris e quatro estão sempre buscando um local seguro para se abrigar e se reorganizar.

 

Isso faz com que o livro se torne muito mais interessante que o primeiro, uma vez que temos um panorama global das facções, observando as qualidades e defeitos de seus membros.

cena-do-filme-insurgente-1426356871671_956x500

Percebemos também que os divergentes são bem mais comuns do que se imagina, mas Tris é claro tem o seu destaque sendo a divergente com maior número de aptidões para facções diversas, isso tudo e explicado em um laboratório da Erudição, após alguns testes no qual a garota é submetida, revelando que seu temperamento e escolhas não passam de uma alteração no seu cortex frontal.

Novamente Tris se revela uma garota insegura e insatisfeita com sua aparência, sempre admirando a beleza física dos demais, ao qual a sua nunca chegara a se equiparar. A garota faz descrições massantes do perfil físico de seus amigos, essa é de longe uma das partes mas chatas do livro.

 

Tem também o complexo de salvadora, que ora é impulsiva com um verdadeiro membro da audácia, ora tenta ser altruísta como os membros da abnegação e qualquer pensamento minimamente racional e atribuído a sua capacidade de se equiparar aos membros da erudição.

insurgente-a

Os pontos positivos são: 1- a reviravolta causada pelos sem facções, que se mostraram organizados e bem liderados. 2- Tris passou a sofrer as consequências de suas escolhas, demonstrando que para toda atitude tem uma reação equivalente. 3- Caleb passou a ter um papel mais ativo, assim como outros personagem que ganharam destaque.

” Insurgente. substantivo. Uma peso que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva”

O livro em muito se difere do filme, esse foi alterado de forma a dar mais dinamismo a obra, devo confessar que pela primeira vez o filme me agradou mais do que o livro. Acredito que as alterações só engrandeceram a obra, corrigindo algumas falhas gritantes.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s