Resenha: O Hobbit- J. R. R. Tolkien

download-copia

Ficha Técnica: 

Título: O Hobbit

Autor: J. R. R. Tolkien

Editora: Wmf Martins Fontes

Gênero: Literatura Estrangeira – Ficção Fantasiosa

ISBN: 9788578277109

Edição: 7º

Páginas: 328

Ano: 2013

Sinopse:

Prelúdio de “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração.
Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

Resenha:

thehobbitfilm13dwarves

O Hobbit é um clássico da literatura infanto juvenil escrito por  J.R.R. Tolkien.  O livro conta a jornada de Bilbo Bolseiro, que é recrutado por Gandalf para auxiliar os anões no resgate do tesouro guardado pelo dragão  Smaug.

Nesse livro encontramos algumas informações sobre ascendência de Bilbo, descobrindo assim de onde vem o seu lado aventureiro.

Bilbo sai do condado, lugar tranquilo, de temperatura agradável e se dirige a regiões inóspitas, cheias de grandes perigos. Cada capitulo é marcado por apresentar um novo nível de dificuldade a ser superada. Os monstros por muitas vezes também são apresentados isoladamente, desta forma os anões não tem que lutar com várias espécies ao mesmo tempo.

hobbit-batalha-cinco-exercitos-lancamento-dvd-blu-ray

É agradável perceber o amadurecimento de Bilbo, que vai aos poucos se transformando de um bolseiro simples, que presava a paz e tranquilidade acima de tudo, para um hobbit aventureiro, destemido, leal e de pensamento agil.

Na maior parte do tempo é ele que salva a situação, muitas vezes ao utilizar o anel do poder, que ele encontra justamente nessa história.

Se não fosse pelo sucesso desse livro,  O Senhor dos Anéis talvez nunca viesse a ser escrito, uma vez que o autor o desenvolveu após um pedido da editora, ao ver que as criticas de O Hobbit foram positivas.

o-hobbit-desolacao-de-smaug-critica-04

Gandalf o feiticeiro andarilho, apesar de ser o responsável pela formação da missão , ele acaba desaparecendo em muitos momentos durante a trama, reaparecendo em momentos de grande aflição, salvando assim o dia e novamente desaparecendo.

O livro teve a pouco tempo uma adaptação para o cinema, que acarretou em três filmes.  Os mesmos apesar de serem bons, não receberam um crítica tão favorável, pois o interesse econômico das produtoras acabou sobressaindo a qualidade da obra em si.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s