Filme: O Homem Que Viu o Infinito

O Homem Que Viu o Infinito

14

Ficha Técnica

  • Titulo Original: The Man Who Knew Infinity
  • Lançamento: 2015
  • Duração: 108 min
  • Gênero: Biografia
  • Dirigido por: Matt Brown
  • Elenco: Jeremy Irons, Dev Patel, Malcolm Sinclair, Raghuvir Joshi

Sinopse:

O Homem Que Viu o Infinito – O Homem Que Viu o Infinito – Na trama, Srinivasa Ramanujan teve uma infância pobre e cresceu sem ter acesso à educação básica na Índia. Em 1913, ele decidiu escrever uma carta para o matemático inglês G.H. Hardy, que reconheceu sua inteligência e o ajudou a testar suas teorias pioneiras.

Resenha:

480214-jpg-r_640_600-b_1_d6d6d6-f_jpg-q_x-xxyxx

Filme baseado na história real de Srinivasa Ramanujan, indiano, sem instrução de nível superior, que revolucionou algumas áreas da matemática, entre elas: análise matemática, teoria dos números, frações continuadas séries infinitas dentre outras. Até hoje uma de suas teorias é utilizada como base para o estudo do buraco negro.

Ramanujan era um  brâmane, o que significa que ele fazia parte da casta mais baixa da sociedade indiana. Ele teve que superar uma série de restrições, dentre elas a de receber educação, de ter qualquer serviço que não fosse considerado indigno dos membros das demais castras e até mesmo o fato de ter atravessado o oceano, o que era proibido a um brâmane.

download-1

Ramanujan recebeu o apoio de G. H. Handy, matemático inglês que lhe proporcionou a oportunidade de provar alguma de suas diversas teorias. Para Handy, Ramanujan além de amigo era uma espécie de gênio comparado a Newton. Seu conhecimento segundo ele, lhe era concedido através de uma deusa de sua devoção, ele simplesmente o adquiria ao rezar ou mesmo ao dormir.

Esse matemático aprendeu quase tudo de forma autodidata, superou os seus colegas e professores de ensino fundamental, mas perdeu a bolsa de estudo por causa de seu inglês deficitário. Mesmo assim, depois de passar por diversas privações ele conseguiu um emprego de contador em um porto. Nesse período frequentou uma universidade indiana como ouvinte e acabou enviando 120 teoremas demonstrados para Hanry.

557269_9cbb897674dd447db6a01bed1a232903-mv2_d_6000_4000_s_4_2

Hanry o convidou para ir a Cambridge, onde ele acabou por estudar e provar muita de suas teorias, vindo mesmo a ser considerado um membro da Royal Society de Ciências e tornou-se professor, acabou contraindo tuberculose que acarretou em sua morte aos 32 anos de idade.

O filme aborda a vida desse gênio de uma forma bastante romantizada, onde ele acaba sofrendo perseguição por supostamente receber suas revelações de uma entidade divina, enquanto a sociedade cientifica se recusava a aceitar essas teorias, não por serem inovadoras, nem por não ter as demonstrações necessárias para sua comprovação (o matemático inicialmente apresentava apenas a fórmula final).

042984-jpg-r_640_600-b_1_d6d6d6-f_jpg-q_x-xxyxx

Eu, pouco sabia a respeito de Ramanujan é o filme acabou por suprir parte dessa ignorância. Acabei ficando interessada no tema e vou com certeza procurar alguma biografia sobre ele, com o intuito de adquirir algumas informações extras.

O filme está mais do que recomendado.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s