Resenha: A Cadeira de Prata- C. S. Lewis

127919

Ficha Técnica: 

Título: A Cadeira de Prata

Autor: C. S. Lewis

Editora:  Martins Fontes

Gênero: Literatura Infantil – Grandes Autores

ISBN: ‘9788578277918  

Edição: 3º

Páginas: 212

Ano: 2014

Sinopse:

“Como se chega até lá?”, perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. “Do único modo possível”, sussurrou Eustáquio, “por magia”. Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.

Resenha:

the-silver-chair-illustration

Penúltimo livro das Crônicas de Nárnia. Nesse temos o retorno de Eustáquio a Nárnia, desta vez acompanhado de uma colega da escola.

Logo de inicio temos Jill e Eustáqui sofrendo perseguição de um grupo de valentões em uma escola experimental, que possui regras muito flexíveis com esse tipo de abuso. Os meninos pedem a Aslan que os deixem ir a Nárnia, o Grande Leão os escuta.

Os meninos encontram o leão em um precipício e esse os sopra para Nárnia. Eles tem que seguir 4 sinais dados por Aslan, para assim encontrar o príncipe perdido, filho do rei Caspian, que se encontra velho, no final da vida.

“Estes são os sinais pelos quais hei de guiá-la na sua busca. Primeiro: logo que Eustáquio colocar os pés em Nárnia, encontrará um velho e grande amigo. Deve cumprimentá-lo logo esse amigo; se o fizer, vocês dois terão uma grande ajuda. Segundo: vocês devem viajar para longe de Nárnia, para o Norte, até encontrarem a cidade em ruínas dos gigantes. Terceiro: encontrarão uma inscrição numa pedra da cidade em ruínas, devendo proceder como ordena a inscrição. Quarto: reconhecerão o príncipe perdido (caso o encontrem), pois será a primeira pessoa em toda a viagem a pedir alguma coisa em meu nome, em nome de Aslam.”

Caspian embarcou em um navio em busca de Aslan, para com esse ter uma última conversa além do mundo.

Jill e Eustáquio dão inicio a sua jornada, eles contam com a ajuda de alguns amimais falantes de Nárnia. No decorrer da viagem a história da morte da rainha e do sumiço do príncipe e contada.

download

Por teimosia das crianças três dos quatro sinais foram perdidos e esses acabaram indo parar no reino dos gigantes onde iriam servir como pratos principais em uma festividade. Mas é claro que eles acabam fugindo, encontrando o príncipe, o salvando e com a ajuda deste derrotando a feiticeira que se transformava em uma grande serpente verde, que comandava o reino do submundo e aprisionava os povos dos mundo inferiores.

No livro temos um paulama, chamado Brejeiro que fornece o alívio cômico a trama. Ele é um cara tão pessimista que chega a ser muito engraçadas as suas falas. Apesar de sempre ver o lado negativo de tudo, Brejeiro e corajoso, perspicaz e leal.

silverchair-1

Recentemente tivemos a confirmação do inicio das filmagens do filme baseado nessa obra. Infelizmente apesar de ter alguns personagens que apareceram em Peregrino da Alvorada, na adaptação pro cinema nenhum ator do filme anterior vai participar, pois todos já se encontram muito crescidos para interpretar os papeis.

É importante ressaltar que pela primeira vez  um  dos nossos personagens preferidos faleci na obra, esse faz a jornada para além mundo, deixando claro que o mundo de Aslan na realidade é uma alusão do conceito de céu que temos na religião.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s