Filme: Casamento de Verdade

Casamento de Verdade 

images

Ficha Técnica

  • Titulo Original: Jenny’s Wedding
  • Lançamento: 2015
  • Duração: 94 min
  • Gênero: Comédia
  • Dirigido por: Mary Agnes Donoghue
  • Elenco: Katherine Heigl, Tom Wilkinson, Linda Emond, Grace Gummer

Sinopse:

Casamento de Verdade – Jenny Farrell (Katherine Heigl) tem uma vida feliz ao lado da namorada, Kitty (Alexis Bledel). Jenny quer se casar, mas sua família nem imagina que ela é lésbica. De volta à casa onde cresceu, Jenny tem a difícil tarefa de revelar sua homossexualidade e lidar com a forma como cada um de seus entes queridos reagem.

Resenha:

108284.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

É o tipo de filme que tem por  objetivo quebrar alguns tabus. Apesar da forma sutil, o filme joga algumas verdades na cara do telespectador, nos fazendo avaliar o que realmente é normal, até que ponto podemos interferir na vida de alguém e em suas decisões.

A trama gira em torno da vida amorosa de Jenny, moça bonita, de boa família, com um bom emprego porém solteira. Seus pais se preocupam com a sua situação e passam a interferir de forma direta, inicialmente fazendo uma série de questionamentos e tentativas de lhe arrumar alguns encontros.

 

A partir de uma conversa que tem com o pai Jenny resolve assumir sua situação, ela se confessa gay para seus pais, esses não sabem como agir diante da revelação e pedem para que ela  continue escondendo o que é do  resto da família e dos amigos, para que assim eles possam permanecer  com a fachada de que tem uma vida “normal”.

casamento-de-verdade

O interessante é perceber que os pais estão mais preocupados com o que os outros vão dizer, do que com os sentimentos da filha.

Jenny se mostra firme  e segura em sua decisão, ela enfrenta a todos em defesa do que para ela tem mais importância. Apesar de ser muito família, ela sabe que não pode sacrificar o amor verdadeiro que encontrou em sua companheira de apartamento, com quem ela mantem um relacionamento de 5 anos.

Em um dialogo com a mãe ela afirma: – Você me ensinou a ter orgulho de quem eu sou, isso deve mudar agora? Mostrando que ela não é uma pessoa ruim, não faz mal a ninguém, sempre foi uma filha amorosa, como ela deve ter vergonha de quem é e se esconder por causa de sua orientação sexual.  Se em nenhum momento ela fez nada de errado.

Através da família vemos os questionamentos comuns que permeiam o assunto: Fui eu que errei na criação? Isso é escolha ou ela se decepcionou com a figura paterna?  É só uma fase? Como ela vai formar uma família? Não é natural. Como duas mulheres podem se casar? Se Deus não abençoa essa união e ela não pode ser celebrada em uma igreja, não é de verdade, etc.

cena-do-filme-casamento-de-verdade-1465229499411_956x500

Mas também temos aceitação, vindo inicialmente do irmão que sempre soube mas que fingia não saber para assim não invadir o espaço dela. Por parte da mãe que acaba defendendo a filha da língua maledicente dos vizinhos e por fim o pai que assume seu amor pela filha em uma linda cena de reconciliação no final do filme.

Apesar disso tudo, quando o casal se beija em uma cena de amor explicito é nítido a reação dos convidados, que ficam sem saber como reagir diante de algo que para eles não é comum.

O que eu mais gostei foi da fala do vizinho com sua esposa:

– Nós estávamos no dia que Jenny nasceu, eu imaginei que estaríamos presente em seu casamento.

– Como podemos pensar que é normal duas mulheres se unindo?

– A Jenny.

– O que ?

-A Jenny me faz pensar que isso é normal e certo.

20160524-casamento-de-verdade-papo-de-cinema-010

Essa é uma das cenas mais lindas, quando as pessoas são capazes de reavaliar o seu conceito de normalidade porque alguém que elas amam lhes faz ver que o que importa é o amor que cultivamos ao longo da vida.

Afinal pessoas felizes tem a grama verde e não aceitariam nada menos do que isso.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s