Filme: Ben-Hur

Ben-Hur 

353656.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Ficha Técnica

  • Titulo Original:  Ben-Hur
  • Lançamento: 2016
  • Duração: 123 min
  • Gênero: Ação, Aventura
  • Dirigido por: Timur Bekmambetov
  • Elenco: Jack Huston, Nazanin Boniadi, Ayelet Zurer, Sofia Black-D’Elia

Sinopse:

Ben-Hur – Em Jerusalém, Judah Ben-Hur (Jack Huston) e Messala (Toby Kebbell) cresceram juntos, mas anos mais tarde eles se tornam inimigos. Irado, Messala condena Ben-Hur a viver como escravo, que por sua vez, planeja seu ato de vingança contra o antigo amigo.

Resenha:

277443

Filme baseado no romance de Lew Wallace, foi filmado em  1925 e novamente em  1959 quando ganhou nada menos do que 11 estatuetas na comemoração do Oscar, marca só igualada posteriormente por Titanic e Senhor dos Anéis.

O filme traz como personagem principal o príncipe Judah Ben-Hur, que vive em Jerusalém com a mãe, a irmã e sua esposa. Ele tem um meio irmão de criação chamado Messala, órfão  que tenta a todo custo fazer nome e sair do estigma deixado por seu avô um traidor romano, para isso ele ingressa como tribuno militar e ganha uma chance de provar seu valor pelo próprio Pôncio Pilatos, sim aquele mesmo que mandou crucificar Jesus.

benhurfoto1

Ben Hu é um pacifista, que vive a margem do jogo político de poder da época. Ele tenta a todo custo se afastar dos radicais Zelotes que por meio da força buscam reassumir o poder e expulsar os romanos. Mas infelizmente sua esposa tem uma ligação direta com esses radicais e acaba trazendo para dentro de sua casa alguns homens perigosos.

Ao ajudar um deles que foi ferido em batalha, Judah acaba envolvido em uma trama de conspiração, sendo acusado de um crime que não cometeu, seus bens são confiscados, sua mãe e irmã condenadas a morte e ele enviado para trabalhar nas gales como prisioneiro, onde poderia esperar uma morte lenta porém cruel.

Na versão original, são algumas telhas do telhado de Judah que caem sobre o governador romano quando esse entra na cidade para conquista-la. Apesar da pequena alteração nada se perde no desenrolar da trama. O príncipe é condenado por seu próprio irmão.

entretenimento-filme-ben-hur-rodrigo-santoro-20160802-014

Durante o confronto contra piratas macedônios, o navio em que Judah estava é atingido e acaba naufragando, apenas ele consegue escapar, chegando a terra firme algum tempo depois.

Ben Hu consegue convencer um africano a deixa-lo ajudar na cura de seu cavalo, se conseguisse ele não seria entregue aos romanos, mas ele acaba ganhando um amigo e um apoiador,que o incentiva a se tornar um corredor de bigas. Ele chega a ser perdoado de todos os seus crimes e derrota o seu irmão.

O filme segue a clássica evolução da jornada do herói, mas nesse caso temos o acréscimo da figura de Jesus, que cruza com Ben Hu em 3 situações: 1- Quando ele ver um zelote sendo punido por seus crimes e mostra indiferença, 2- Quando ele e condenado e Jesus é o único que estende a mão em ajuda, 3- Quando Jesus é condenado e ele tenta ajuda-lo e é impedido. Em todos os momentos Jesus interpretado por Rodrigo Santoro, lhe dirige palavras de amor e perdão.

4043732564-ben-hur

Os ensinamentos penetram em sua alma, ele sofre uma grande transformação e passa a viver sobre parâmetros de amor ainda não explorados. Chega a perdoar o seu irmão, se reconciliam. Reencontra sua família que foi poupada e segue em uma nova jornada rumo a um futuro desconhecido.

O personagem que tem a atuação mais forte na obra é Jesus, embora não seja o principal. Rodrigo Santoro consegue passar uma sensação de tranquilidade e auto confiança que dá um novo rumo a história.

Esse é um filme razoável, porém recomendo a vocês conhecerem a filmagem de 1959, que a meu ver tem uma melhor qualidade no tocante ao roteiro e interpretações.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s