Resenha: O Sorriso da Hiena-Gustavo Ávila

O_SORRISO_DA_HIENA_1445475498533024SK1445475498B

Ficha Técnica: 

Título: O Sorriso da Hiena

Autor: Gustavo Ávila

Editora: Independente

ISBN: 9788591967308

Gênero: Thriller policial/psicológico

Edição: 1º

Páginas:304

Ano: 2015

Sinopse:

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?

Resenha:

o-sorriso-da-hiena-3

Esse certamente foi um dos livros mais interessantes que li esse ano. O que me deixou muito feliz pelo fato de ser um nacional.

Gustavo Ávila consegue envolver  o leitor em sua trama bem elaborada e cheia de mistério. Praticamente a cada página tinha uma reviravolta ou alguma nova peça a ser encaixa no quebra-cabeça.

O livro conta com três personagens fortes, cada um em uma determinada área. Temos David o assassino que sofreu um grande trauma na infância e que aprendeu a manipular e se proteger do perigo que pode advir dos demais seres humanos, por ter conhecido a maldade tão cedo ele se tornou um homem frio, calculista e sem nenhuma relação afetiva.

Foto - O sorriso da Hiena - Gustavo Ávila

William é um psicologo, que trata de traumas sofrido por crianças, muitas delas ele atende de forma gratuita, mostrando-se assim a sua generosidade. Ele tem um melhor amigo divertido, uma namorada linda e inteligente  é bem sucedido, porém carrega uma frustração profissional, por ter escrito uma tese maravilhosa que se tornou quase impossível de provar, uma vez que o objeto do estudo é de difícil acesso.

Artur é meu personagem preferido, ele é portador da síndrome de asperger e contra todas as probabilidades se tornou um investigador da polícia, sendo um dos melhores em seu departamento. Apesar da dificuldade em manter um relacionamento, uma vez que ele não entende emoções e tem como característica sempre falar a verdade da forma mais direta e racional possível, o que acaba ofendendo muitas pessoas. Ele acaba sendo o alívio cômico da trama, com tiradas inteligente e engraçadas, apesar dessa nunca ser sua intenção.

Esses três personagens acabam envolvidos. David comete uma série de crimes com o intuito de descobrir se ele é um psicopata por ter perdido os seus pais de forma violenta quando tinha apenas 8 anos, ou por quê ele realmente possuía essa natureza. Para isso ele entra em contato com William que por motivos supostamente científicos e buscando o bem social, acaba aceitando implicitamente o acordo e passa a estudar as crianças que tiveram seus pais brutalmente assassinados em sua frente. Nesse ponto entra Artur investigando os crimes.

hiena-capa-820x312

Dos três William possui o caráter mais fraco, ele é ambicioso mas tenta manter para os outros e para si a ideia de que é altruísta. Ao meu ver ele é o pior dos três.

A forma como David amarra cada ponta solta,.chegando a um final  inesperado, me deixou fascinada. Nunca imaginei que o livro conseguisse se manter no mesmo nível de qualidade do inicio ao fim.

Fiquei envolvida com a história e espero que mais pessoas tenham acesso a essa obra, posso garantir a vocês que vale muito a pena. Super Recomendado.

Bjos!

2 comentários em “Resenha: O Sorriso da Hiena-Gustavo Ávila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s