Resenha: Príncipe Caspian- C. S. Lewis

download

Ficha Técnica: 

Título: Príncipe Caspian

Autor: C. S. Lewis

Editora:  Martins Fontes

Gênero: Literatura Infantil – Grandes Autores

ISBN: ‘9788578272654

Edição: 4º

Páginas: 216

Ano: 2010

Sinopse:

A chamada literatura fantástica, até pouco tempo classificada em tom pejorativo como “coisa de criança”, é um universo sem limites para produções cinematográficas, com portais que levam de um mundo como o nosso para um outro cheio de aventuras.

Crônicas de Nárnia é um livro, mas vale ler (ou reler) mesmo com as crianças mais novas. O número de páginas pode até dar aquele gostinho de desafio, um ótimo estímulo à leitura.

Resenha:

18948813

Pedro, Susana, Edmundo e Lucia retornam a Nárnia após um chamado  feito pelo príncipe Caspian.  Os garotos logo tem um choque de ver a terra em que reinaram praticamente destruída, seu castelo em ruínas e seus amigos e súditos já estão mortos a muitos séculos.

Os antigos reis e rainhas de Nárnia levaram algum tempo para reconhecer as ruínas de seu castelo e para se darem conta que a alteração na paisagem se dava ao avançado de anos que transcorreram desde que estiveram lá pela última vez. Para eles fazia apenas um ano, mas o tempo em Nárnia passa de uma forma diferente.

2_filmes-5020-fotos-princecaspian_07

O país foi invadido pelos Telmarinos, esses mataram os antigos habitantes e perseguiram quase até a extinção os animais falantes e seres mitológicos que lá residiam. Dez gerações se passaram até chegar a era atual, em que o tio de Caspian reinava como rei, após ter assassinado o antigo rei ( pai de Caspian) e todos na corte que lhe eram leais.

Caspian cresceu escutando as histórias dos antigos narnianos, isso fez com que ele se apaixonasse por esses seres, desejando que os humanos voltassem a conviver de forma pacifica com eles, caso eles ainda existissem.

O garoto após ser jurado de morte pelo seu tio, teve que fugir, embrenhando-se na mata e encontrando anões e animais falantes que o ajudaram a restabelecer a ordem e retomar o seu reino e sua coroa. Para isso ele teve ajuda de Aslan, dos antigos reis e rainhas e de todos os seres mágicos ainda vivos.

susan-principe-caspian

Nesse livro também descobrimos que a feiticeira branca ainda estar viva, pois uma feiticeira nunca morre, podendo a mesma ser invocada através de magia negra. Mas isso vai ser aprofundado em outro história.

Esse volume é um dos mais emocionantes, cheio de aventuras, batalhas e muita intriga. Aqui também temos o comunicado de Aslan a Pedro e Susana, esses são informados que não irão retornar a Nárnia, pois eles já cresceram demais e passaram a ver as coisas de uma forma diferente, não tendo mais a inocência e confiança que existe de forma natural nas crianças.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s