Resenha: Felizmente, o Leite- Neil Gaiman

felizmente-o-leite

Ficha Técnica: 

Título:Felizmente, o Leite

Autor: Neil Gaiman

Editora: Rocco

Gênero: Literatura Juvenil

ISBN: 9788579802591

Edição: 1º

Páginas: 128

Ano: 2016

Sinopse:

Uma prosaica ida até o mercado se transforma numa incrível aventura no mais recente livro infantil do celebrado escritor britânico Neil Gaiman, que coloca um estranho objeto prateado no caminho de um pai que só queria comprar um pouco de leite para o café da manhã. Aliás, aquele disco prateado gigantesco estacionado em plena rua Marshall, com seres verdes um tanto gosmentos e bastante ranzinzas querendo reformar o (nosso) mundo, é só a primeira de muitas surpresas que esperam pelo zeloso pai de família na história, que inclui ainda viagens no tempo e no espaço num balão, um dinossauro inventor, navios piratas, vulcões e outras maluquices. Será que o café da manhã das crianças está a salvo? Com ilustrações incríveis de Skottie Young, felizmente, o leite é uma história de fantasia com uma boa dose de “nonsense” e o senso de humor peculiar de Neil Gaiman.

Resenha:

fortunately-the-milk-croppe

Livro super divertido, que conta a história de uma pai que  tem que cuidar dos filhos, enquanto a mãe viaja a trabalho. Claro que ele iria se esquecer de algumas coisinhas básicas como providenciar o café da manhã das crianças.

Para justificar a falta de leite em casa e o tempo excessivo que o pai gastou ao ir a mercearia compra-lo, ele acabou por inventar a história mais fantasiosa de todas, cheia de aventuras, monstros espaciais, piratas, etc.

fortunately-the-milk-dad-and-professor-steg

Logo de inicio tive aquele choque de: – ah essa história não me convence, quem acreditaria nisso? Mas a medida que passei a ver a narrativa como uma forma desesperada que um pai arrumou de distrair os seus filhos e ao mesmo tempo livrar a sua barra por um erro primário, tornando-se ainda um herói. Nesse ponto eu comecei a me divertir.

Neil Gaiman tem uma forma particular de nos envolver em suas histórias, seja através do reavivamento de uma lembrança da infância como ocorre em O Oceano no Fim do Caminho, ou  talvez ao lembrar o prazer que tivemos ao escutar  o primeiro conto de fadas, mesmo que esse esteja sendo contado com uma nova roupagem.

O autor usa alguns elementos já conhecidos em sua narrativa, como viagens no tempo e espaço. Porém ele agrega uma sérei de novos elementos formando uma verdadeira colcha de retalhos, que por incrível que pareça casa perfeitamente.

Temos um pai que foi abduzido por extraterrestres  que pretendem redecorar a terra, logo em seguida ele se perde no tempo/espaço e é capturado por piratas, acaba sendo salvo por um dinossauro que escreve livros e viaja em um balão. Temos ainda vampiros, uma tribo, um Deus vulcão, polícia intergalática e claro pôneis.

maxresdesfault

Apesar da escrita fluida, o autor enche o livro de conceitos científicos que explicam a possibilidade da viagem no tempo, a forma com que o mundo acabaria sendo destruído se dois elementos iguais de tempos diferentes entrassem em contato um com o outo, além de trazer vários elementos da cultura pop.

“– Porque, de acordo com os meus cálculos, se o mesmo objeto de dois tempos diferentes se tocar, uma de duas coisas acontecerá. O universo vai cessar de existir. ..Isso soa incrivelmente específico comentei…Eu sei. Mas é ciência.”

O livro vem recheado de ilustrações de Skottie Young, que acabam reforçando o tom cômico da obra. Deixando a leitura ainda mais prazerosa.

Essa obra é visivelmente voltada para o público infanto juvenil, porém acaba atingindo um público de diferentes faixas etárias, uma vez que muitos pais vão se identificar com as situações vividas pelo protagonista.

O final é excelente e me fez rir compulsivamente, afinal quantos de nós já não presenciamos algum momento em que nossos pais justificaram algo absurdo com a maior naturalidade ao ponto de nos fazer questionamento interno, se aquilo era realmente  possível ou não.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s