Resenha: Ender’s Game: O Jogo Do Exterminador-Orson Scott Card

2

Ficha Técnica: 

Título: Ender’s Game: O Jogo Do Exterminador

Autor: Orson Scott Card

Editora: Devir

Gênero: Literatura Estrangeira

ISBN: 9788575325698

Edição: 4º

Páginas: 384

Ano: 2013

Sinopse:

22

No romance, Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade, quando é recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de voo mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados porque eles estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à Terra.
Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência. O Jogo do Exterminador (Ender`s Game) é a história de Ender Wiggin, em quem os comandantes militares colocam todas as suas esperanças, e do que ele sofre para sobreviver ao processo de brutalização psicológica imposto às crianças na Escola de Combate. Para dramatizar esse processo e ilustrar as dificuldades da luta contra um inimigo alienígena, Orson Scott Card criou a ideia da “sala de combate”, onde as crianças ensaiam batalhas em gravidade-zero.
Agora em 2013, o romance finalmente é adaptado para cinema em uma megaprodução de Hollywood dirigida por Gavin Hood (X-Men Origens: Wolverine) com um elenco de astros encabeçado por Harrison Ford (Guerra nas Estrelas, Blade Runner, Indiana Jones) e Asa Butterfield (A Invenção de Hugo Cabret). Também no elenco, o ganhador do Oscar Ben Kingsley (Gandhi), e os indicados ao Oscar Viola Davis (Dúvida, Os Suspeitos), Hailee Steinfeld (Bravura Indômita) e Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine).
Resenha:
maxresdefault
Ender’s Game é o primeiro livro de Orson Scott, sendo um dos livros de ficção cientifica mais recomendados devido as analises sociais que faz de forma primorosa.
A história nos envolve logo de cara, criando uma empatia pelo protagonista, mas também com os demais personagens, até mesmo os supostos vilões.
Orson Scott conseguiu escrever um livro totalmente original, bem elaborado e com uma leitura fluida.
A medida que fui avançando na leitura passei a me questionar sobre minha vida e os acontecimentos sociais, como as vezes pensamos estar no controle só para no fim descobrirmos que fomos manipulados todo o tempo.
download
O história se passa no futuro, onde a raça humana teve por duas vezes que lutar com forças alienígenas e sobreviver as mesmas, vindo a derrota-las, porém  sofrendo grandes perdas. A última vitória só foi possível graças a um único piloto Mazer Rackham, que conseguiu observar um padrão de ataque dos abelhudos (formics no original), com aparência de grandes insetos.
Após essa vitória, garotos passaram a ser selecionados e treinados para combaterem uma possível nova invasão. Ender é um desses garotos, ele é o terceiro filho num mundo que só eram permitidos que os casais tivessem dois filhos, por isso ele sempre teve a necessidade de se provar.
Seus irmãos foram rejeitados na escola de combate após o treinamento, um por ser muito agressivo e cruel, a outra por ser muito bondosa. Esperavam que Ender fosse o meio termo entre os dois.
84699379c688f736e4028946c9ad6366
O diferencial desse livro é que as crianças não são apresentadas pelo autor como seres burros e ingênuos, mas sim como seres capazes de grandes feitos e com uma inteligencia superior a de muitos adultos, o próprio Ender apesar de ter apenas 6 anos ao iniciar sua jornada na escola de combate, responde seus professores e amigos de forma complexa, elabora planos estratégicos, comanda todo um pelotão de garotos e chega por fim a vencer uma guerra eminente e a sofrer a consequências dessa vitória.
“No momento em que compreendo de verdade meu inimigo, em que o compreendo bem o bastante para derrota-lo, é nesse exato momento que também o amo.”
O livro foi adaptado para o cinema em 2013. A adaptação é fiel ao livro apesar de ter cortado uma grande parte do conteúdo desse. Eu a assisti como uma complementação visual, para ter a noção das estruturas das naves e dos abelhudos.
Porém recomendo a leitura do livro antes,  a experiência será mais enriquecedora.
Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s