Resenha: Os Óculos de Heidegger-Thaisa Frank

_OS_CULOS_DE_HEIDEGGER_1363528239P

Ficha Técnica: 

Título: Os Óculos de Heidegger

Autor: Thaisa Frank

Editora:  Intrinseca

Gênero: Literatura Estrangeira

ISBN: 9788580573084

Edição: 1º

Páginas: 288

Ano: 2013

Sinopse:
Em seu livro de estreia, Thaisa Frank apresenta uma história fantástica que tem como cenário a Operação Postal, programa nazista que obrigava os judeus enviados aos campos de concentração a escreverem cartas aos familiares ainda livres.
Em Os Óculos de Heidegger, o destino dessa correspondência é um bunker secreto, onde um grupo de intelectuais é orientado a responder às cartas dos familiares desses prisioneiros. O objetivo da missão era, por um lado, manter um registro da correspondência trocada no período e, por outro, garantir um sobrenatural plano de segurança: evitar que os espíritos dos mortos dedurassem a Solução Final nazista.
Certo dia, uma tarefa é passada pelo próprio Goebbels: responder a uma carta do filósofo Martin Heidegger para seu amigo e oculista Asher Englehardt, prisioneiro de Auschwitz. Diante da suspeita de que talvez a prosaica correspondência contenha algum tipo de mensagem cifrada que poderia desmantelar os planos do Terceiro Reich, os escribas e seus líderes se veem às voltas com o desafio de responder ao filósofo de uma forma que desencoraje uma nova troca de cartas e garanta a permanência tranquila dos confinados no local.

Resenha:

A história é narrada durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha nazista.

Thaisa Frank iniciou a sua carreira como escritora com esse livro, e devo confessar que o impacto da leitura do mesmo é surpreendente, esse é aquele tipo de história que fica com você por dias, anos, talvez uma vida toda.

Thaisa nos apresenta Elie, jovem bela e corajosa que faz parte de um complexo cujo objetivo é escrever resposta as cartas que foram escritas pelos prisioneiros dos campos de concentração, detalhes esses provavelmente já estavam mortos ou estariam em breve, logo as cartas não eram para ser enviadas ou lidas por esses, mas apenas escritas com o intuito de que se eles já estivessem mortos suas almas obtivessem a resposta que ansiavam em vida e assim pudessem deixar o Reich em paz, para que a Alemanha obtivesse sucesso na guerra.

os óculos de Heidegger

Louco? sim, de fato é. Mas leve em conta que Hitler era um homem supersticioso e que acreditava no poder do oculto, tendo vários guias, espíritas … como conselheiros, mesmo que isso não fosse divulgado, muitas vezes ele seguir estratégias militares indicadas por esses conselheiros. Uma delas foi criar a operação postal, onde alguns prisioneiros que tinham conhecimento de várias línguas eram retirados dos campos de concentração e enviados a um complexo para responderem as cartas dos mortos na língua em que essas foram escritas.

Esses homens e mulheres eram conhecidos como escribas, eles ficavam alojados em uma antiga mina e tinha uma vida relativamente mais confortável do que a de seus compatriotas. Muitos deles foram inclusive retirados da fila para a câmara de gás.

Elie se envolve amorosamente com Lodenstein, um oficial da SS, responsável pelo complexo, juntos eles são responsáveis pela segurança e subsistência de todos que se encontram lá, se arriscando muitas vezes em missão de resgate de judeus que se encontram em perigo.

Um determinado dia Elie toma conhecimento de uma carta endereçada ao oculista Asher, que tinha sido escrita por ninguém menos do que o filosofo Heidegger, sendo que esse exige uma resposta e o envio de seus óculos pelo amigo. Nesse ponto a garota vê a oportunidade de salvar mais duas pessoas ( Asher e seu filho), ela não mede esforços e por meio de uma trama arriscada ela acaba obtendo êxito, mas também põe todas as demais pessoas do complexo em perigo, inclusive ela própria.

O livro é emocionante, apresenta de forma clara e direta os horrores da guerra e a alienação  de alguns frente a esses horrores. Mas também mostra, que mesmo correndo perigo diversas pessoas estavam dispostas a ajudar os demais.

Espero que gostem da resenha.

Bjos!

 

Um comentário em “Resenha: Os Óculos de Heidegger-Thaisa Frank

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s