Resenha: As Vantagens de Ser Invisível- Stephen Chbosky

1

Ficha Técnica: 

Título: As Vantagens de ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky

Editora: Rocco

Gênero: Infanto-Juvenil

ISBN: 9788532522337

Páginas: 224

Edição: 1º

Ano: 2007

Sinopse:

22

Livro de estreia do roteirista norte-americano Stephen Chbosky, As Vantagens de ser Invisível sai no Brasil pela coleção Batendo de Frente da Rocco Jovens Leitores, cuja proposta é pôr o jovem em confronto com realidades cáusticas. Não poderia ser diferente. Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Resenha:

Que livro bom!

Fiquei encantada com a leitura, o livro me emocionou do início ao fim, fora que o filme foi absurdamente fiel.

222

Acredito que todos em algum momento da vida devem conhecer a história de Charlie, garoto sensível, com inteligência muito superior a média, que tem uma família amorosa, porém com alguns segredos.

Charlie desde a infância se sentiu diferente, ele teve alguns surtos, ficou internado em hospitais psiquiátricos algumas vezes, faz analise e toma medicação controlada. Ele se sente inadequado, não sabe como se enturmar, como fazer amigos, sempre estar disposto a ajudar e a agradar todo mundo.

Quando ele inicia o ensino médio, ele se sente sozinho e isolado, seu melhor amigo se suicidou, os demais ou mudaram de escola ou não falam mais com ele. Sua irmã estar na mesma escola, porém no ultimo ano, seu irmão mais velho foi para a faculdade com uma bolsa de estudos, pois é jogador de futebol.

111

Charlie, conhece o “Nada” personagem Patrick, em uma aula de marcenaria. Patrick é uma garoto gay, divertido, inteligente, tentando encontrar seu lugar no mundo. Ele é irmão de Sam, garota linda, de personalidade forte, divertida, protetora, que sofreu alguns traumas na infância e mesmo assim não desistiu de encontrar o amor.

Logo eles se tornam amigos, e Charlie passa a fazer parte da turma de Patrick e Sam. Ele se sente acolhido e protegido, passa a ter algumas primeiras experiências, com drogas, álcool, namoro, sexo, beijo homossexual…

O filme não é nem de longe banal, tem uma trama interessante, bem estruturada, com personagens fortes, o enredo é envolvente e o mais importante, a história passou bem longe daqueles clichês por nos já conhecidos nos filmes adolescentes.

3

Charlie tem um professor de Inglês (Bill), que passa uma série de trabalhos extras para ele, são várias indicações de livros e resenhas a serem feitas, porém Charlie não se dar conta disso, para ele tudo é tão fácil, principalmente quando ele segue a lógica. Ele e o professor tornam-se amigos e tem diversos diálogos interessantes, com várias frases de efeito. Em um determinado momento Bill chama a atenção de Charlie, explicando para esse, como ele é importante, com uma inteligência bem acima da média e que por esse motivo puxou tanto por ele durante todo o ano. Disse também que se sentia privilegiado por ter o conhecido.

O garoto no entanto não consegue se expressar direito, dizer o que sente, ele é muito emocional, vive chorando. Tem algo em seu passado que o atormenta, mas que ele não consegue se recordar.

2

Charlie é apaixonado por Sam, mas essa tem um namorado, ele se contenta em ser seu amigo e cuidar dela, mesmo quando o namorado de Sam se mostra um perfeito canalha charlie não toma a atitude de pedi-la em namoro.

Sam, conta a ele um segredo doloroso de seu passado. Ele também possuí o seu, só que este está tão encoberto, como medida de proteção, que nem ele mesmo consegue acessar, pelo menos até ter um momento intimo com Sam, nesse ponto sua memória é ativada e ele se recorda de toda a dor e abuso do qual foi vítima.

Charlie novamente vai parar em um hospital, mas desta vez ele sabe qual é o problema e principalmente sabe que tudo vai ficar bem, uma vez que ele não tem mais quem odiar. Finalmente ele entendeu o motivo pelo qual ele sempre foi tão diferente, isso no final se tornou um verdadeiro alívio.

11

O livro todo é escrito na forma de cartas, como se Charlie estivesse as escrevendo para um personagem que em nenhum momento é revelado, esse personagem não sabe que Charlie é, pois as cartas são enviadas de forma anônima. Em um ponto eu senti como se as cartas estivessem sendo escritas para o leitor, mas logo em seguida Charlie desfaz essa impressão, dizendo que a pessoa que as recebe estuda na mesma escola, e que um dia ele ouviu algumas pessoas falando dele, como uma pessoa tão boa, o tipo de pessoa que não se importaria de receber cartas anônimas.

O importante é que esse personagem tão querido acabou tendo o seu final feliz, superou os seus problemas e transformou para melhor a vida de todos os que o conheceram, inclusive a minha.

Bjos!.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s