Resenha: Harry Potter e o Enigma do Príncipe – J. K. Rowling

5479009_1GG

Ficha Técnica: 

Título: Harry Potter e o Enigma do Príncipe  

Autor: J. K. Rowling

Editora: Rocco

Gênero: Literatura Juvenil

ISBN: 8532519474

Edição: 1º

Páginas: 472

Ano: 2005

Sinopse:

 

Harry Potter e o enigma do Príncipe dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou: o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que “sugam” a esperança e a felicidade das pessoas.

harry-potter-enigma-principe-novos-cartazes-05gHarry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica.
Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida que os rumores de que ele é “O Eleito”, o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo bruxo. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período.
Apesar de tudo isso, ele e os amigos são adolescentes típicos: dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram. Rony e Hermione, os melhores amigos de Harry, se dão conta (finalmente!) da atração que sentem um pelo outro; Harry e a Gina, a irmã mais nova de Rony, também.
Muitas peças do intricado quebra-cabeça criado por J. K. Rowling começam a se encaixar conforme a escritora começa a preparar Harry (e os leitores) para o desfecho da série. Informações são reveladas por meio do uso da Penseira, um objeto que permite compartilhar memórias, utilizado por Harry e o professor Dumbledore para viajar no tempo, e por diferentes lugares, em busca de explicações sobre o passado de Voldemort.
O final de Harry Potter e o enigma do Príncipe é de parar o coração. Mais uma vez, somos testemunhas da habilidade singular de Rowling – como a criadora da série gosta de ser chamada – em misturar, num mesmo caldeirão, literatura, mitologia, folclore e religião.

Resenha:

Esse é o livro nos mostra que os acontecimentos do mundo dos bruxos influenciam e altera a harmonia do mundo dos trouxas.

0,,21312996,00

Dumbledore pela primeira vez pede ajuda a Harry, para convencer um antigo professor (Horácio Slughorn) a retornar a escola na qualidade de professor contra as artes das trevas ( é o que pensa o garoto, mas ele acaba ministrando porções). Mas o objetivo principal revelado no meio do livro é  o de obter uma antiga lembrança de Horácio em que ele fornece uma informação crucial a Voldemort.

Fleur retorna a história como a noiva de Gui, como o romance se desenrolou não fica claro. A garota vai ter algumas aparições no livro que segue.

Draco por sua vez vai ter a dificil tarefa de matar Dumbledore, claro que o garoto não tem pericia para realizar a missão mas tentará assim mesmo durante todo o ano, sempre sem obter sucesso e causando quase a morte de diversos colegas. Isso tudo não passa de uma punição para seus pais, que não tiveram um desempenho satisfatório para o Lord das Trevas.

Nas aulas de porções Harry se transforma na sensação do momento, tudo porquê encontrou o livro do príncipe mestiço (Snape). Lá ele encontra dicas para preparar as porções com mais sucesso que os demais alunos, além de vários feitiços. Hermione não fica nada satisfeita com a situação e critica o garoto em todas as oportunidades possíveis.

1015507

Dumbledore começa a ministrar aulas particulares a Harry, onde o garoto se utiliza da penseira para ver as lembraças sobre Riddle, desde  a infância de sua mãe até a conversa com Horácio. Nesse ponto é confiada a Harry a missão de recolher a lembrança verdadeira do professor Slughorn.

Snape faz um voto perpétuo em que se compromete a ajudar Draco e no caso de falha desse a cumprir a sua missão.

Harry ganha um frasco de felix felicis, que o ajudará a obter exito no pedido de Dumbledore. Apesar do garoto passar a maior parte do tempo tentando descobrir o Voldemort incumbiu a Draco, chegando mesmo a segui-lo até a sala impenetrável.

hp13_100grana

Ao recolher a lembrança de Horácio, os temores de Dumbledore se confirmam. O Lord das Trevas fez 6 Horcruxes, duas delas já destruidas ( o diário e o anel que causou a lesão e o envenenamento de Dumbledore). Fica claro que ainda tem um medalhão, uma taça e a cobra, mas qual será a última?

Harry acompanha o professor Dumbledore até a caverna, lá resgata mais uma horcruxe, porém o professor sai muito debilitado após tomar  toda a porção, nesse estado de fragilidade ele é encurralado por Draco que o desarma e os comensais que o rodeiam, por fim e Snape que o elimina.

snape_belatriz_narcisa-votoperpetuoHP6

Um dos momentos mais bonitos do livro é o relato sobre o lamento da fênix, pareceu até que podia sentir a sua dor, ouvir os seus sons.

Dumbledore teve um grande enterro, centauros, sereianos, pessoas influentes e amigos, todos vieram prestar suas últimas homenagens, até mesmo as escolar que participaram do torneio tribuxo.

Agora é aguardar o final.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s