Resenha: Harry Potter e a Ordem da Fênix

Capa_Harry_Potter_e_a_Ordem_da_Fênix_(livro)

Ficha Técnica: 

Título: Harry Potter e a Ordem da Fênix 

Autor: J. K. Rowling

Editora: Rocco

Gênero: Literatura Juvenil

ISBN: 853251622X

Edição: 1º

Páginas: 704

Ano: 2003

Sinopse:

Harry Potter chegou à adolescência. E, junto com as transformações desta época tão importante, vive seus dias mais sombrios na escola de magia de Hogwarts. Anunciado por sua própria autora, a escocesa J. K. Rowling, como o livro que inaugura a fase dark do personagem, Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto volume da saga, cujo título faz menção a uma sociedade secreta envolvendo parte dos professores da Escola de Magia e Bruxaria, traz a mais longa das aventuras do jovem bruxo. Rowling chegou a revelar que chorou ao escrever a morte de um dos personagens mais ligados a Harry Potter.

64 No livro, Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursley, sua estranhíssima família no mundo dos trouxas , ou seja, todos os que não são bruxos. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Nos volumes anteriores, J. K. Rowling mostrou como o jovem Potter foi transformado em celebridade no mundo da magia por ter derrotado, ainda bebê, Voldemort, o todo-poderoso bruxo das Trevas que assassinou seus pais.
Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a morte de alguém muito próximo. O desaparecimento de um dos personagens centrais da trama é um dos trunfos de Harry Potter e a Ordem da Fênix ? não foi por acaso que J. K. Rowling chegou às lágrimas escrevendo.

Resenha:

Esse livro assustou muito leitores devido ao seu tamanho, são ao todo 704 páginas de pura diversão e magia.

Logo de inicio temos Harry novamente na casa dos tios, só que desta vez ele está se sentindo excluído, recebe noticias vagas dos amigos sobre os acontecimentos no mundo da magia e tem que se esgueirar para poder ter acesso as informações dos telejornais dos trouxas.

113205_Papel-de-Parede-Harry-Potter-e-a-Ordem-da-Fenix-Harry-Potter-and-the-Order-of-the-Phoenix--113205_800x600

Harry logo nas primeiras páginas sofre mais um ataque de dementadores e por ter defendido a si e ao primo tem que responder um inquérito no ministério da magia, ameaçam inclusive de quebrar a sua varinha e o expulsar da escola. Felizmente Alvo vai em seu socorro munido de testemunhas de peso, o que faz com que o garoto saia sem nenhuma punição.

Harry é levado para a presença de seu padrinho Siriús e passa o resto das férias na casa desse, que se tornou a sede da ordem. O garoto conhece vários membros da ordem e tem acesso a informações preciosas.

De volta a escola o menino percebe que nada vai voltar a ser como antes, seus amigos o hostilizam, querendo saber o que aconteceu no final do Torneio Tribruxo, mas não é só isso, o ministério passa a intervir na escola através da figura da professora contra a arte das trevas Dolores Umbridge, uma verdadeira megera, apesar de sua voz infantilizada e seu gosto extravagante para os tons rosa, ela se mostra cruel, uma verdadeira sádica.

cena-do-filme-harry-potter-e-a-ordem-da-fenix-de-2007-original

Esse ano os garotos serão submetidos aos N.O.M.S., primeiro grande teste, que definira que matérias terão que estudar a seguir de acordo com a carreira que pretenderão seguir na vida adulta. Vendo que as aulas de defesa contra as artes das trevas se tornou inútil, apenas com aulas teóricas, Harry e os amigos criam a armada de Dumbledore, onde  Harry ensina vários amigos, esses vindo a obter uma grande melhora em seus desempenhos.

Mas Dolores descobre e passa a perseguir os garotos, desfaz a armada e Dumbledore é deposto de suas funções, correndo inclusive o risco de vir a ser preso.

A situação na escola só piora. Harry, Jorge e Fred são expulsos do time de quadribol. Ficando apenas Rony que conseguiu o cargo de goleiro do time.

Nesse livro tem o início da vida amorosa de Harry, onde o garoto dá o seu primeiro beijo na garota que foi a namorada de Cedrico, logico que isso não poderia dar certo né?

1-harry-possuc3addo

Os acontecimento mais importantes foram a morte de Sirius na defesa do querido afilhado ( momento muito emocionante no filme) e a revelação feita por Dumbledore a respeito da profecia feita em que um garoto, cujos pais sobreviveram a 3 ataques do Lord das Trevas seria o eleito para derrota-lo. Sendo que dois garotos foram cotados para a função Harry e Neville Longbottom. Mas o Lord das Trevas optou por fazer de Harry o seu rival, sendo esse de fato o seu maior erro.

“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…” Profecia 

Nos últimos capítulos Harry enfrenta mais uma vez Voldemort e seja por sorte ou pela ajuda dos amigos e de Dumbledore, o garoto novamente sai dessa quase ileso. E de quebra muitos funcionários do ministério presenciaram o fato, não podendo mais negar que aquele que não deve ser nomeado retornou.

Bjos!

 

 

 

3 comentários em “Resenha: Harry Potter e a Ordem da Fênix

  1. Gaynacíria, realmente assistindo ao filme, a gente percebe uma outra pegada, com relação aos filmes anteriores… mais sombria, das trevas…
    Os quartos primeiros são mais coloridos, menos intrínsecos… particularmente, gosto mais destes. Claro que todos são muito bons e revolucionaram.
    Não li os livros, assisti todos os filmes da saga… dentre eles o que mais gosto é “Câmara Secreta”…
    aquele abraço, Paulinho

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s