Resenha: O Leitor do Trem das 6h27- Jean-Paul Didierlaurent

download (1)

Ficha Técnica: 

Título: O Leitor do Trem das 6h27

Autor: Jean-Paul Didierlaurent

Editora: Intrinseca

Gênero: Romance

ISBN: 9788580577914

Edição: 1º

Páginas: 176

Ano: 2015

Sinopse:

Um romance sensível sobre o poder dos livros e da literatura. Operário discreto de uma usina que destrói encalhe de livros, Guylain Vignolles é um solteiro na casa dos trinta anos que leva uma vida monótona e solitária. Todos os dias, esse amante das palavras salva algumas páginas dos dentes de metal da ameaçadora máquina que opera. A cada trajeto até o trabalho, ele lê no trem das 6h27 os trechos que escaparam do triturador na véspera. Um dia, Guylain encontra textos de um misterioso desconhecido que vão fazê-lo buscar cores diferentes para seu mundo e escrever uma nova história para sua vida. Com delicadeza e comicidade, Didierlaurent revela um universo singular, pleno de amor e poesia, em que os personagens mais banais são seres extraordinários e a literatura remedia a monotonia cotidiana

Resenha:

Esse é um livro difícil de descrever, até o momento ainda não consegui chegar a uma conclusão se gostei ou não dele.

O início é muito descritivo, chega a ser cansativa a leitura, por vezes pensei em desistir mas algo me compelia a continuar. De alguma forma o livro me envolveu é fiquei querendo descobrir qual seria o desenrolar da história.

IMG_5998

O lado emocional de Guylain é tão tocante, a sua frustração como homem, como profissional, como pessoa. Os subterfúgios de que se utiliza para continuar em frente, um dia de cada vez, ir ao trabalho mais uma vez, aturar os colegas de trabalho vazios de consciência, voltar para a residencia vazia, contar seu dia a um peixe e todas as quintas mentir para a sua mãe, dizendo como exerce uma profissão diferente e emocionante.

Esse livro é recheado de pessoas comuns, com problemas comuns, que de alguma forma alteram a vida uma das outras através da leitura, acho que foi nesse ponto que me prendi a leitura, afinal tudo girava em torno do poder curativo das palavras, sejam elas escritas, declamadas, impressas… não importa, as palavras tem o poder de transformar vidas e isso  deu alma ao livro.

Os diálogos são simples, a leitura é fluída, os momentos mais cativantes são as leituras em voz alta que o personagem principal faz, inicialmente no trem em direção ao trabalho e posteriormente em um lar para idosos.

De alguma forma esse livro vale a pena, eu somente não encontro as palavras para explicar a vocês o motivo.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s