Resenha: Harry Potter e o Cálice de Fogo- J. K. Rowling

Capa_Harry_Potter_e_o_Cálice_de_Fogo_(livro)

Ficha Técnica: 

Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Autor: J. K. Rowling

Editora: Rocco

Gênero: Literatura Juvenil

ISBN: 8532512526

Edição: 1º

Páginas: 536

Ano: 2001

Sinopse:

Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você Sabe Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra o sinal de Lord Voldemort projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim…

rita-and-moodyO ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas, que será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas europeias de bruxaria Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira, toscamente talhado, cheio até a borda com chamas branco azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas do Lorde das Trevas.
Além de todos os desafios, feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição. Harry Potter e o Cálice de Fogo é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo o quarto livro de uma saga recomendada para todas as idades.

Resenha:

Nesse livro começa o verdadeiro combate entre Harry e as forças do mal comandadas por Lord Voldermort.

Logo de inicio o garoto começa a sentir uma dor constante em sua cicatriz, esse é um sinal que o bruxo das trevas estar próximo ou que ele estar fazendo algo de muito ruim, tipo matar um trouxa.

 

Mas nem tudo estar perdido, Harry foi convidado pelos Weasley  para a Copa Mundial de Quadribol e diferente do exposto no filme eles ficaram no camarote de honra, com visão privilegiada de todos os lances. Adoraria ter visto os mascotes dos times no filme, ou mesmo o elfo de Bartô Crouch, Winky parecia ser tão simpática quanto Dobby, pórem para um filme com um grande público infantil os problemas emocionais e o recente vício de Winky ficaria de fato muito pesado.

Nesse livro temos o pressuposto da loja de logros dos Weasleys. Jorge e Fred dedicados as suas Gemialidades, nos mostra que nada vem por acaso, que tudo deve ser conquistado com estudo e dedicação.

calice-e1262819493655

De qualquer forma o ponto alto do livro é o Torneio Tribruxo, onde Hogwarts sediara um evento que não acontece a séculos e vai abrigar diversos estudantes estrangeiros vindos das escolas Beauxbatons e Durmstrang.

Olho-Tonto Moody ficou com o cargo de novo professor contra a arte das trevas, nesse ano os meninos vão aprender as maldições imperdoáveis. Neville e Harry passam a ter uma ideia real do que aconteceu com seus pais a partir dessa aula.

Hermione começa o F.A.L.E. é luta pelo direito dos elfos domésticos, mas isso foi totalmente suprimido no filme. De qualquer forma temos uma ideia de como ela se portará ao sair da escola, qual a função que vai exercer é como será a precursora de mudanças no mundo mágico.

Sirius volta a Inglaterra para ficar de olho no afilhado, o que torna a ligação dos dois mais próxima.

Cedrico Diggory aparece pela segunda vez nos livros, nesse porém sua atuação e mais significativa, ele é um dos campeões de Hogwarts, escolhido pelo cálice de fogo. Juntamente com Harry, Fleur de Beauxbatons e Krum de Durmstrang.

Rita Skeeter a jornalista mais desprezível que existe, passa a inventar uma série de calunias contra Harry e seus amigos. Mas o que me surpreendeu foi o fato dela ser um animago ilegal, pelo jeito isso é bem comum.

Os campeões tem que enfrentar três tarefas a primeira são dragões, o de Harry é o Rabo-Córneo Húngaro, mas o garoto enfrenta a fera e captura o ovo de ouro. A segunda tarefa são os sereianos,Harry vai enfrenta-los para resgatar os seus amigos, mas como o garoto vai respirar embaixo da água por uma hora? Dobby acha a solução para o dilema e não Neville como representado no filme.

O Baile de Inverno foi um show a parte, começando pelas aulas de dança, a dificuldade em se convidar uma garota, as roupas de Rony, Hermione com Krum despertando os primeiros sinais de amor em Rony.

4-harry-potter-calice-fogo-02-size-620

Finalmente chega o dia da terceira tarefa, os quatro campeões enfrentaram o  labirinto, quem chegar primeiro ao final vai encontrar a taça e ser o novo campeão tribruxo. Parece fácil, mas não é. No final das contas a taça era a chave de um portal que levaria Harry ao encontro de Voldemort e Rabicho. Logo de cara Cedrico é morto, o garoto não tinha nenhuma importância real na trama.

Voldermort recupera todo o seu poder, convoca os Comensais da Morte e desafia Harry para um duelo, porém ele mais uma vez não consegue derrotar o garoto, se queria demonstrar a insignificância do garoto mais uma vez não conseguiu.

As varinhas irmãs dos dois bruxos ficam ligadas através do priori incantatem. Sombras das vítimas de Voldemort saem de sua varinha e ajudam Harry a escapar. Pela primeira vez Harry encontra seus pais, ou pelo menos o  eco deles.

bartycrouchjr

Filho de Crouch acabou revelando que se passou por Moody durante todo o ano, ele que pos o nome de Harry no cálice com o intuito de leva-lo até seu mestre. Os dementadores beijam Crouch Jr. o deixando em um estado pior do que a morte.

As forças do bem começam a se organizar sobre a liderança de Dumbledore. Até mesmo Sirius e Snape tornam-se aliados.

Agora é esperar para descobrir o que vai acontecer no próximo livro.

Bjos!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s