Resenha: Ele Está de Volta -Timur Vermes

ele-esta-de-volta-1418821094.184x273

Ficha Técnica: 

Título: Ele Está de Volta

Autor: Timur Vermes

Editora: Intrinseca

Gênero: Literatura Estrangeira – Romances

ISBN: 9788580575293

Edição: 1º

Páginas: 304

Ano: 2014

Sinopse:

bbra151014_029_c21eristwiew3_01i

Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo.
As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo.
Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante.

Resenha:

er_ist_wieder_da

Imagine o que aconteceria se um belo dia Adolf Hitler voltasse dos mortos. Essa é a proposta do livro de Timur Vermes.

Ele aborda o tema de uma forma leve e descontraída, com uma boa pitada de humor ácido e com a exposição de muitas verdades duras, que optamos por ignorar ao longo do tempo.

Atualmente foi gravado um filme, o mesmo é bastante fiel a obra e apesar de ter um tom cômico acentuado, o filme faz o espectador refletir a respeito de temas como política, desemprego, preconceito de raça, violência cometida contra animais…

Logo de início temos um Hitler confuso, tentando descobrir como foi parar em uma Alemanha tão estranha. Ele não sabe o mês ou ano em que se encontra, vindo a descobrir essas informações em uma banca de revista, outubro de 2011, será mesmo possível?

hitler-filme-600x337

Mas seu ego enorme o faz imaginar que quem poderia ser mais apropriado para ser ressuscitado nos dias atuais, quem teria uma missão tão importante quanto a sua?

O interessante do personagem é o fato dele ser extremamente observador, além de ter um desejo enorme de obter informações de boa qualidade a qualquer custo. Como ele mesmo fala diversas vezes no livro, as pessoas atuais são analfabetos políticos em sua maioria, estando focados em entreterimento de baixa qualidade que os afasta dos problemas reais da sociedade em que estão inseridas.

images

Isso me fez parar é pensar no que estou absorvendo, se o conteúdo e realmente útil, se vai me acrescentar algo positivo a curto e longo prazo. O conformismo social é abordado de forma global, as pessoas foram conduzidas a uma situação que as fazem desviar de assuntos importantes e as poucas que tem coragem de abordar tais temas ou são tidas como chatas ou loucas.

Hitler, logo traça um plano para voltar a sua antiga condição, para isso ele precisa do apoio popular, qual meio mais eficaz de atingi-los além é claro do uso da mídia. Logo ele estar trabalhando em uma grande empresa de TV aberta, passa a fazer papeis em programas de TV, todos o adoram, o acham divertido, tão dentro do papel (comediante interpretando Hitler), mas será que o que ele fala é realmente real?

Um comediante que critica o entreterimento barato, que fala de corrupção, desvio de dinheiro público, desemprego. Isso faz com que a população preste real atenção e acabe se abrindo com ele.

o-ELE-EST-DE-VOLTA-facebook

Por fim chegamos a triste conclusão de que os anos podem ter passado, mas o pensamento não mudou de fato. Quem colocou Hitler no poder? Quem o seguiu cegamente? Quem o admirou como seu líder? Pois é Hitler foi um monstro, mas isso não exime toda a população que o apoiou, nem mesmo a que se calou e esperou calmamente o tempo passar, esperando que outros tomassem a atitude em seu lugar. Afinal se estou seguro, devo mesmo me envolver ? Lutar para proteger alguém e me por em seu lugar?

Quantas pessoas o seguiriam hoje? Com todo o poder de informação imaginem o mal que poderia ser feito, o tamanho do desastre provocado.

Esse é um livro excelente, com um ponto de vista provocante e real dos fatos. Seria impossível não recomendar tal leitura.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s