Resenha: Simon Vs. a Agenda Homo Sapiens-Becky Albertalli

simon.jpg

Ficha Técnica: 

Título: Simon Vs. a Agenda Homo Sapiens

Autor: Becky Albertalli

Editora: Intrinseca

Gênero: Romance

Edição: 1º

ISBN: 9788580578928

Páginas: 272

Ano: 2015

Sinopse:

Simon vs. a agenda Homo Sapiens

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos. “Os leitores vão se apaixonar perdidamente por Simon.”Publisher¿s Weekly.
“Uma história honesta, atemporal e que com certeza fará você derrubar algumas lágrimas.”Teen Vogue

Resenha:

Simon é um garoto que estar descobrindo a sua sexualidade. Ele já teve alguns relacionamentos com garotas, mas no fundo sempre soube que era homossexual.

Ele passa a se corresponder por e-mail com um garoto do seu colégio, ambos usam pseudônimos e e-mails falsos. Um não sabe quem realmente o outro é. Isso faz com que os dois se tornem muito próximos, contando os seus segredos mais íntimos e ao mesmo tempo compartilhando os acontecimentos do dia a dia.

Esse livro é super fofo, cada página estar recheada de amor e autoconhecimento. Super recomendável a leitura para qualquer adolescente até mesmo para visualizar que as diferenças e o que torna a humanidade tão linda é rica.

Temos 3 personagens gays no livro, Simon cujo os pais são muito tranquilos e aceitam sem grandes problemas a sua revelação. Blue, o amigo virtual de Simon, judeu, com pais separados, que também o aceitam e o irmão de Martin.

simonvs

O que me irritou um pouco no livro é que ele evitou o conflito da revelação da homossexualidade em uma família intolerante ou preconceituosa, o que fez com que passasse a ideia de que qualquer criança que vá se assumir não enfrentara problemas em sua família, o que não é verdade, já que conhecemos tantos casos de pais que viram as costas para seus filhos queridos quando esses não correspondem as suas expectativas ou a seus anseios pessoais.

Simon é o único que enfrenta alguns transtornos, na escola ele inicialmente é chantageado e posteriormente após ter seu segredo revelado ele passa a sofrer algumas situações de constrangimento, por adolescentes em grande parte brincalhões, que veem a situação como uma oportunidade de fazer troça com um colega e não de fato como preconceito.

Há também o fato de que quando Simon descobre quem Blue é tudo fica super lindo e fofo, nenhum conflito existe mais, todos aceitam o casal e apoiam. Não me entenda mal, não sou a favor de intolerância nem nada, e acho preconceito de qualquer forma algo inaceitável. Mas acredito que ao não abordar o assunto perdemos uma ótima oportunidade de causar um impacto verdadeiro no leitor, mostrando que é necessário que ocorra uma mudança no panorama mundial.

Afinal vemos tantos casos de agressão física e psicologística com quem estar fora dos padrões considerados normais, que acabou ficando muito romantizada toda a história em si.

Quem dera o mundo fosse tão evoluído como no livro.

Bjos!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s