Resenha: Suíte Francesa

Suíte Francesa

download (6)

Ficha Técnica

  • Titulo Original: Suite Francaise
  • Lançamento: 2016 ( lançado lá fora em 2014)
  • Duração: 107 min
  • Gênero: Drama, Guerra,Romance
  • Dirigido por: Saul Dibb
  • Elenco: Michelle Williams, Kristin Scott Thomas, Matthias Schoenaerts

Sinopse:

download (7)

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, Lucile Angellier (Michelle Williams) passa os dias junto de sua sogra esperando pelo retorno do marido, um prisioneiro de guerra. Enquanto alguns combatentes franceses retornam para a casa, o pequeno vilarejo onde Lucile mora começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado Bruno von Falk (Matthias Schoenaearts). Apesar de resistir aos flertes do soldado, Lucile acaba cedendo e inicia uma relação amorosa com ele.

Resenha:

download (9)

Um dos melhores filmes que assisti esse ano. Aborda a temática de como os franceses reagiram a invasão dos alemães.

Esse filme foi baseado no romance escrito por Irène Némirovsky, mulher judia que foi exterminada em um campo de concentração. Vários anos após sua morte, sua filha resolve publicar um rascunho de romance encontrado em sua mala, como uma forma de homenagem a sua mãe.

Tanto o livro, quanto o filme, focam no romance improvável que surgiu entre um soldado alemão e uma jovem francesa. O refinado soldado Bruno Von Falk, fica hospedado na casa da sogra de Lucile. Não se enganem quando falo em hospedado, na ralidade os franceses eram obrigados a receber soldados e oficiais em sua casa, durante o período de ocupação, não sendo esse fardo nem um pouco agradável a eles.

A própria sogra de Lucile tem verdadeira aversão aos alemães, uma vez que seu filho foi feito prisioneiro de guerra e foi mantido em um campo de trabalhos forçados.

images (1)

Apesar disso as mulheres da vila, não viam jovens homens a muito tempo. Muitas delas não os viam como inimigos, mas sim como homens educados, jovens, prestativos e que demonstravam interesse por elas. Esse foi o caso de Lucile que se encantou com o talento de Bruno (compositor), que sempre a tratou com grande respeito.

Mas logo nos primeiros embates com os moradores da vila, fica claro que o romance entre um alemão e um francês seria impossível, eles eram inimigos irreconciliáveis e o pior estavam em guerra um com o outro, não existia portanto espaço para o amor.

Os próprios franceses denunciavam seus compatriotas para os alemães em busca de vingança ou na van tentativa de conseguir a estima desses, ao verem eles como colaboradores.

download (8)

Naquela época as mulheres que se relacionavam com os invasores eram vistas como inimigas, passando a sofrer represarias de seus compatriotas e ao mesmo tempo o desprezo dos inimigos.

É interessante observar que a autora apesar de judia, perseguida e aprisionada pelos alemães, descreve alguns desses como homens honrados, dignos de confiança, sendo esse o caso de Bruno. Mas também fica claro que mesmo sendo homens dignos, esses teriam que cometer atos odiosos em nome de seus lideres, mesmo que não concordassem com tais atos, eles não conseguiriam se esquivar das ordens recebidas.

Esse foi o motivo pelo qual o casal teve que aceitar o fato de que não poderiam ficar juntos, não naquele momento. Eles tinham causas diferentes que os afastavam e o amor não era suficiente, não para enfrentar um pelotão de fuzilamento por traição.

O enredo do filme apesar de batido é muito cativante, o cenário e encantador, assim como o figurino e a trilha sonora.

Simplesmente adorei.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s