Resenha: O Que Há de Estranho em Mim-Gayle Forman

 

 

1

Ficha Técnica: 

Título: O Que Há de Estranho em Mim

Autor: Gayle Forman

Editora: Arqueiro

Gênero: Literatura Estrangeira – Romances 

ISBN: 9788580414806

Edição: 1º

Páginas: 224

Ano: 2015

Sinopse:

Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.

Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.

 

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.

 

Resenha:

Gayle Forman tem uma escrita delicada apesar de sempre aborda temas polêmicos em seus livros, nesse ela conta a história de Brit, jovem de 16 anos, vocalista de uma banda de rock, que tem uma mãe esquizofrênica e um pai em negação, esse se casou novamente com uma mulher que ela chama de a monstra, com quem teve um filho.

Brit é tida pelo pai como uma garota problemática, tem cabelo pintado de rosa, passa a noite fora em apresentações de sua banda, não gosta nem um pouco da madrasta, se vê preterida em relação ao irmão e entra em confronto direto com a madrasta quando essa a ataca.

11

Um dia o pai a engana e a leva para um suposta viajem ao Grand Canyon, só que na realidade ele estava a conduzindo para um reformatório chamado de Red Rock. Nesse reformatório ela passa por uma série de humilhações e logo descobri que ao cumprir as regras ela pode alcançar um novo nível e assim alguns privilégios.

Na sua primeira consulta com a terapeuta (suposta) ela é diagnosticada com Transtorno Desafiador Opositivo- TDO. Só que os sintomas são típicos de qualquer adolescente normal.

Aos poucos a garota encontra algumas aliadas V, Bebe, Martha e Cassie, que ajudam ela a passar por todos aqueles tormentos, formando o clube secreto Divinamente Fabuloso e Ultra exclusivo Clube das Malucas Irmãs Insanas.

111

A maioria das garotas estão lá sem motivo, elas foram tidas como problemáticas pelos seus pais apenas por serem diferentes desses, ou se era gorda demais, magra demais, lésbica, algumas eram sexualmente ativas, ou no caso de Brit ela era parecida com a mãe quando essa era jovem.

O livro descreve os abusos cometido em instituições ilegais, sem profissionais qualificados, onde se visa apenas o lucro e a submissão completa de seus internos, mesmo que para isso seja preciso se utilizar de agressões físicas e verbais.

Fica o alerta,  que para internar um parente ( que realmente precise) em uma instituição, e necessário antes fazer uma vasta pesquisa a respeito da mesma, observando a forma de tratamento aplicado, os profissionais (seu passado), os responsáveis, vê se existe algum tipo de denuncia, se os responsáveis já administraram outras instituições iguais, se essas se mantém ativas ou foram fechadas e o principal é não deixar de fazer uma acompanhamento do progresso do interno, fazendo visitas surpresas.

A personagem principal é tão real e comum que é fácil se identificar com ela, o que fez com que eu gostasse ainda mais do livro, além da capa linda e da diagramação de alta qualidade.

Para a minha surpresa esse livro foi lançado lá fora em 2007, portanto 2 anos antes de “Se eu Ficar”, livro de maior sucesso da autora, mas nem de longe tão bom quanto esse. Minha dúvida é: Por que demoraram tanto para lançar esse? De qualquer forma ele finalmente chegou ao Brasil e estar imperdível.

Bjos!

 

 

 

Um comentário em “Resenha: O Que Há de Estranho em Mim-Gayle Forman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s