Resenha: O Penta é do Brasil… Xupiranga quer ser Hexa!!!- Paulinho Vergueiro

2

Ficha Técnica: 

Título: O Penta é do Brasil… Xupiranga quer ser Hexa!!!

Autor: Paulinho Vergueiro 

Editora: Scortecci Editora

Gênero: Humor

ISBN: 978-85-366-1370-3

Edição: 1º

Páginas: 346

Ano: 2009

Sinopse:

Trata-se de uma aventura de humor, onde um vilarejo muito engraçado, com habitantes pra lá de hilários, é convidado para participar do 1º Campeonato Mundial de Futebol de Municípios a ser realizado em um arquipélago do Pacífico Sul.
Diante do honroso convite, o pessoal teve que arrumar tudo às pressas e criou muita confusão nos aviões e pelos hotéis em que se hospedou, claro: a maioria deles nunca havia saído da Vila e jamais ouviu falar sobre etiqueta ou boas maneiras.
Bem, até “eles” chegarem à ilha de Bordumbumbura, os mais lúcidos iam “aparando as arestas”, pois esta turma, apesar de pura e absolutamente sincera, é um pouco atrasada, muito irritada, totalmente desinformada, mas está sempre pronta “pro que der e vier”.
Às vezes reclamam do planeta e, nervosos: são hilários.
Sua estadia nas ilhas foi também marcada pela graciosidade dos habitantes locais, assim como de seus reis, onde em seus reinos a ordem real é dançar e chacoalhar o traseiro.
Além de tudo, nos treinos e jogos “eles” sempre deram o que falar… mas nunca deixaram de dar “conta do recado”…
É uma aventura muito bem humorada, repleta de “sacadas” engraçadas, escrita de uma forma simples para descontrair o leitor. Própria para jovens e adultos e especial para aqueles   que adoram nosso futebol arte.

Resenha:

Que livro intenso! Os personagens vivem se metendo nas maiores confusões que se possa imaginar, mas o time e guerreiro, apesar de tudo unido e não decepciona nem seus compatriotas e tão pouco os leitores.

Até o momento, eu não tinha lido nenhum livro de humor escrito por um brasileiro com esse nível de qualidade.

Paulinho Vergueiro conseguiu escrever um livro redondo, com uma boa história, linear, onde tudo se completa em seu devido momento, tendo destaque a riqueza na forma em que cada personagem foi construído, as sutilezas de cada um deles, formando um todo perfeito.

A história prende logo nas primeiras páginas, quando o vilarejo de Xupiranga e convidado a participar do Primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Municípios, demonstrando assim a importância de seu time.

A comunidade é simples mas muito unida, logo todos estavam reunidos organizando  a viagem. Essa foi particularmente muito divertida, afinal a maioria dos jogadores nunca tinha viajado de avião antes, nem navio, tão pouco se hospedado em hotéis ou experimentado comidas sofisticadas. Cada uma dessas experiências veio recheadas de muito humor e confusão.

A  saga dos jogadores de  Xupiranga continua envolvente até o fim, repleta de bom-humor, fala caipira arrastada, intrigas, corrupção, emoção, brigas e relacionamentos amorosos dos mais variados.

Só posso deixar aqui os meus parabéns ao meu querido amigo Paulinho Vergueiro, pela excelência de sua obra. Devo confessar que já estou ansiosa para ler uma possível continuação (fica a dica).

Bjos!

 

 

4 comentários em “Resenha: O Penta é do Brasil… Xupiranga quer ser Hexa!!!- Paulinho Vergueiro

  1. Guynacíria, profunda conhecedora das artes, escritas e cinematográficas… sempre que leio a Resenha do Xupiranga me emociono com tuas palavras…
    Estou enviando para uma grande revista aqui em São Paulo… estamos com um projeto para esta adorável trempa xupiranguense…
    Muito legal continuar como Parceiro no Utopia RGV… honrado!!!
    Ah, novas aventuras surgirão, em breve…
    Aquele beijo…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s