Resenha: Quando a Noite Fecha os Olhos- André Diniz e Mario Cau

8d2b41_296775e2dd2141ddab38c7f5f07a18d7

QUANDO A NOITE FECHA OS OLHOS

Roteiro: André Diniz

Arte: Mario Cau

Independente (Coedição dos selos Muzinga e Pieces)

72 páginas

Capa colorida

Miolo PB

História completa

ISBN 9788591765010

Sinopse:

Quando a noite fecha os olhos, só o que se vê é escuridão.

Camilo leva a vida adiante, uma vida que não sabe mais se é sua. Uma vida sem luz, onde o Sol não nasce e onde as únicas vozes que ele consegue ouvir são ecos de seu inconsciente.

Traumas do passado – quem não os tem? Pois é o confronto de um destes, desencadeado por uma grande perda, que vai definir ou não a vitória de quem luta contra o mundo. Ou contra si mesmo.

Escrita por André Diniz (7 Vidas, Muzinga, Morro da Favela) e ilustrada por Mario Cau (Dom Casmurro, Terapia, Morphine), “Quando a noite fecha os olhos” é um olhar de contrastes altos (na arte e na trama) sobre a vida e a mente de um homem em busca de si.

Resenha:

Camilo é um personagem forte, cheio de nuances e complexos adquiridos com o tempo. Ele é bastante sofrido e carrega marcas profundas, decorrentes de toda discriminação e desprezo advindos de alguns de seus parentes mais próximos.

Eu tive um misto de encanto e tristeza ao ler esse quadrinho. Ao mesmo tempo que me agradava ver o movimento de transformação e superação do personagem  principal ao longo da trama, também sobrevinha uma melancolia ao perceber que essa história é muito real, que coisas desse tipo ocorrem o tempo todo, em todos os lugarem. Alguém nesse exato momento deve estar se sentindo uma pessoa sem luz, abandonada, diminuída e saber disso causa uma espécie de vazio inexplicável.

O autor usou alguns artifícios para fazer o leitor se inteirar do grau de complexidade do tema. Seja os diversos tons de cinza, o traço forte, o fato de Camilo falar com alguns objetos de sua casa e de  tê-los como conselheiros e amigos, em uma nítida alusão aos seus pensamentos e sentimentos mais íntimos.

É como se o personagem tivesse a necessidade de ver aquela linha de pensamento sendo externada e chegando a ele através de outros seres, como se ele não se sentisse capaz de chegar aquela conclusão sozinho.

A HQ traz diversas frases de efeito, que nos faz refletir sobre os mais diversos temas.

Sendo que o ponto mais importante da trama e quando Camilo enfrenta os seus fantasmas, vindo assim a se libertar e por fim se sentir digno de amor e como recompensa ele passa a ter cores e luz em sua vida.

Adorei a HQ.

As obras do Mario Cau podem ser encontradas nos seguintes sites:  www.mariocau.com e www.lojamais.com.br/mariocau.

site do André: www.muzinga.net

Um comentário em “Resenha: Quando a Noite Fecha os Olhos- André Diniz e Mario Cau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s