Resenha: Plutão- R. J. Palacio

3

Ficha Técnica: 

Título: Plutão

Série: Extraordinário

Autor: R. J. Palacio

Editora: Intrínseca

Gênero: Infantil

ISBN: 9788580577457

Edição: 1º

Páginas: 90

Ano: 2015

Sinopse:

O romance Extraordinário, que conta a história de Auggie, um garotinho de feições incomuns que enfrenta muitos desafios por causa de sua aparência, tem encantado leitores do mundo inteiro desde seu lançamento, em 2012. Na sequência desse best-seller adorável, a autora R. J. Palacio lançou o e-book O capítulo do Julian, no qual o leitor teve a oportunidade de conhecer melhor o menino que liderou a cruzada de bullying contra Auggie. Agora, Palacio mostra um pouco mais de outro personagem em um novo e-book exclusivo: Plutão, que traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman.Alternando entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos, Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Resenha:

Esse é mais um e-book da R. J. Palacio, dessa vez o livro nos traz a versão de Christopher, sobre os acontecimento em que Auggie se viu envolvido desde o seu nascimento. Aborda o fato de que o garoto só passou a notar que o amiguinho era diferente após ver a reação das outras pessoas, que até aquele momento Auggie era para ele apenas mais um bom amigo, com quem ele compartilhava momentos alegres, brincadeiras diversas e o mesmo gosto para jogos.

O livro é curto, pode-se ler bem rápido. Christopher tem um dia intenso para um pré adolescente. No decorrer desse dia ele se recorda de diversos episódios do seu passado, episódios em que Auggie estava presente.

A história fala principalmente e amizade e de como vale a pena preserva-la independente da opinião preconceituosa dos outros.

Como Christopher descobriu, os amigos de verdade se apoiam e estão sempre presentes, independente da distancia física que os separa.

Isabel e Lisa são as mães de Chris e Auggie, elas eram amigas antes do seu nascimento, ficaram gravidas na mesma época e junto com outras mães do bairro criaram um grupo de apoio, em que trocavam informações sobre a gravidez e a criação dos filhos. O grupo se desfez após o nascimento de Auggie, apenas 2 mães permaneceram, mostrando assim como as pessoas podem ser cruéis com o que lhes é diferente. Os filhos das mães que ficaram, tornaram-se os melhores amigos de Auggie.

O livro leva o nome de Plutão, porque esse era o planeta que os garotos pesquisavam e pelo qual se interessavam, até descobrir que Plutão não era mais enquadrado na qualidade de planeta, sofrendo assim uma grande decepção.

Voltando para o presente, Cris teve um dia intenso, permeado de grandes e intensas emoções. Tudo parecia estar dado errado, acordou tarde, a cachorra de Auggie tinha sido sacrificada no dia anterior, ele esqueceu o trabalho da escola e perdeu parte da nota na disciplina, mas o pior ainda estava por vir, algo aconteceu com a sua mãe e ele passou a se sentir culpado por isso. Sendo que a mãe de Auggie é quem o dissuade dessa ideia.

O livro é lindo, eu adorei a leitura.

Bjos!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s