Resenha:Morphine- Mario Cau

Print

HQ -Morphine

História inédita e completa

Texto e arte de Mario Cau

112 páginas em preto e branco

Capa colorida

Independente

Sinopse:

A transição da adolescência à vida adulta pode ser turbulenta. Toda pessoa tem uma história, tem seus motivos, tem seu caminho. Estes, às vezes se cruzam, e, às vezes, se separam. Nossas escolhas geram sempre consequências, e lidar com a bagagem acumulada, decidindo o que levar adiante e o que deixar para trás faz parte do amadurecimento de cada um.

Esta é a história de um grupo de amigos que acabam, cada qual por seu motivo, reunidos na festa de inauguração da mais nova casa noturna da cidade, chamada Morphine. Encontros e desencontros marcam uma série de momentos (do café ao bar, do delírio à ressaca, e de volta ao café) que colocam à prova a personalidade de cada um deles.

Lennon, Bruno, Alex, Diana e Lara estão envoltos em uma série de situações típicas dos vinte-e-poucos anos: solidão, paixões não-correspondidas, opiniões duras, chances perdidas, bom-humor, depressão, timidez, insegurança, e a dificuldade em atingir um objetivo. E cada um vai tentar encontrar um meio de acalmar sua dor pessoal, seja ela qual for, seja lá como for.

Escrita e ilustrada por Mario Cau (Terapia, Dom Casmurro, Pieces, NÓS), Morphine é uma história em quadrinhos sobre o cotidiano urbano e o relacionamento entre as pessoas (ou a falta dele), com doses de paixão, música, sonho, distância e álcool.

Morphine foi indicada ao Troféu HQMIX na categoria “Publicação independente one-shot”.

Resenha:

Mario Cau é um quadrinista e ilustrador premiado, da para  perceber o motivo ao analisar o seu traço incrível.

Em 2014 ele lançou a HQ graphic novel Morphine, inaugurando assim o selo Pieces. Nessa história envolvente Mario aborda temas como: dúvida, insegurança, amor platônico…

Confesso que não conheço muito de quadrinhos, mas isso não me impediu de apreciar a obra desse autor.

O texto é fantástico e aborda o período que vai do final da adolescência a entrada na vida adulta. Sendo fácil ao leitor se identificar com algumas situações apresentadas.

A insegurança de alguns personagens se torna marcante, fazendo com que esses venham a perder diversas oportunidades de conseguirem o que tanto desejam.

O ponto forte da história é o amadurecimento desses personagens, que só se torna possível quando eles enfrentam o medo da rejeição.

Os dois pontos que mais me chamaram a atenção foram: O capitulo 6, que se passa na varanda, onde o  personagem principal se encontra com sua ex- namorada e apesar de toda a dor que essa lhe causou com sua indiferença e falta de amor, ele se mostra superior e passa a consolar a mesma, quando ela se ver envolta em  uma situação parecida a qual o infligiu no passado. Esse capitulo é cheio de frases de efeito que mexem com a nossa alma, afinal de contas quem nunca levou um pé-na- bunda e desejou ter uma atitude tão nobre como a dele?

O segundo ponto, foi o episódio que se passa no capitulo 7 (Bar), onde outro personagem que é visto como um playboy pela turma, o garoto auto confiante, rico, viajado, se ver sozinho no bar, fingindo ser dono da situação, enquanto na verdade se sente invisível, esquecido por todos, tendo que manter uma pose que não condiz com o seu íntimo.

Eu me apaixonei por essa HQ e espero que vocês se apaixonem também.

As obras do Mario Cau podem ser encontradas nos seguintes sites:  www.mariocau.com e www.lojamais.com.br/mariocau.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s