Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal-J. K. Rowling

2

Ficha Técnica: 

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Autor: J. K. Rowling

Editora: Rocco

Gênero: Literatura Juvenil

ISBN: 9788532511010

Edição: 1º

Páginas: 224

Ano: 2000

Sinopse:

22

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.
A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto

Resenha:

Esse livro inicia a saga do bruxinho mais famoso de todos os tempos, nosso querido e amado Harry Potter.

Todos já conhecem sua história, seja através dos livros ou através dos filmes. Eu já assisti a todos os filmes pelo menos 3 vezes cada, porém nunca tinha lido nenhum dos livros da série. Diante dessa vergonhosa situação e da proposta “lendo Harry Potter” da Ju do vlog Nuvem Literária, resolvi iniciar a leitura da saga.

Estou encantada com a gama de informações extras que encontrei no livro, e ao mesmo tempo decepcionada por ter visto tanta coisa importante suprimida ou alterada no filme.

33

Harry é um garotinho de 11 anos, que vive com seus tios os  Dursleys. Esses são relapsos com sua criação, chegam a ter verdadeira antipatia pelo garoto,  vendo o mesmo apenas com um estorvo a ser suportado. Harry faz trabalhos domésticos, dorme em um armário embaixo da escada, veste roupas usadas de seu primo, não ganha presentes e nem recebe um pingo de carinho, além é claro de sofrer perseguição de Duda (seu primo) e seus amigos.

Próximo de completar 11 anos Harry recebe uma carta. Infelizmente ele é impedido de ler  a mesma, pelo seu tio. Apesar disso no dia do seu aniversário, ele recebe uma visita inesperada de um gigante assustador, que logo provou ser a melhor pessoa do mundo, com um coração enorme.

333

Hagrid conta a Harry trechos de sua história, como seus pais foram mortos pelo Lorde Voldemort, como ele adquiriu a cicatriz que tem na testa, contou que ele é um bruxo famoso e que tem uma vaga em Hogwarts.

Harry acompanha Hegrid ao Beco Diagonal, o mercado dos bruxos, lá ele encontra alguns bruxos, duendes, se depara com objetos mágicos e conhece um estranho professor.

O ano letivo se inicia. O bruxinho conhece Ronald, Hermione, Fred, Jorge, Malfoy,Gina, Neville, dentre outros.

3

Harry antipatiza com Draco de cara, afinal o garoto e insuportável. Já Com os Weasleys ele sente uma afinidade natural. Hermione por outro lado só começa a fazer parte da turma um pouco mais tarde, quando os meninos precisam salvá-la do trasgo, porém desde o início ela apareça na história como a garota inteligente que vive querendo se provar.

O livro traz elementos de uma rotina normal de um garoto em um colégio interno, aulas, esportes, novas amizades, companheiros de quarto, conflitos com garotos encrenqueiros… Porém tudo isso recheado com muita aventura, magia, descobertas, superação.

Harry sempre esta envolvido em algum conflito, geralmente com Malfoy, que passa a persegui-lo.

No seu tempo livre, entre as aulas e os treinos do time de quadribol, Harry e seus amigos estão sempre em alguma cruzada, nesse livro eles tem de impedir que a pedra filosofal, que concede ouro e o elixir da vida eterna seja roubada. Eles acreditam que Severo Snape ( o melhor personagem de todos) tem essa pretensão.

2222

Porém ao passarem por uma série de desafios: fofo ( cão de três cabeças), pelo visgo do diabo, pelas chaves voadoras, pelo xadrez de bruxo, pelas porções magicas e o desafio de lógica aplicada (suprimido no filme) e finalmente pelo espelho de ojesé e pelo professor Quirrell, juntamente com o Lord Valdemort.

Harry impede o roubo da pedra, vence seu inimigo pela primeira vez, tendo conseguido  isso sem nenhuma perícia magica, apenas contando com a sorte e a ajuda de seus amigos (coragem de Rony e vasto conhecimento de Hermione).

O garoto acaba ferido, mas vivo. Passa a ser aclamado por todos (quase), ganha alguns pontos para a sua casa e acaba ganhando a taça das casas, tirando assim a vitória de sonserina, que permanecia invicta por 7 anos.

O livro acaba juntamente com o ano letivo,  Harry volta para a casa dos Dursleys. Mas desta vez ele não se sente mais triste e sozinho. Ele tem um história, uma família que o amou e amigos que estão sempre a seu lado.

Estou ansiosa para iniciar o segundo livro. Até lá.

Bjos!

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal-J. K. Rowling

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s