Resenha: Respeite o Medo- Ana Cristina Soares

1111

Ficha Técnica: 

Título: Respeite o Medo

Coleção: Passos Perdidos

Autor: Ana Cristina Soares

Editora: Chiado Editora

Gênero: Ficção

ISBN: 978-989-51-5295-7

Edição: 1º

Páginas: 167

Ano: 2016

Sinopse:

O cara gente boa namora uma vadia, acha que ela é uma fofinha, mas está enganado. O outro namora uma princesa e nem percebe. A víbora tenta dar um golpe na gordinha-sem-graça e se dá mal, mas nem tanto. Numa festa cheia de maluco-beleza e muitas risadas, as coisas saem totalmente do controle. Não é engraçado. E o pavor inominável, mas antigo que o mundo, espera o tempo que for para vencer.

Raiva, cobiça e inveja. Dome-as, controle-as ou elas vão controlar você. Ressentimento. Fúria. Preguiça. São horríveis, impublicáveis e inconfessáveis mas você também já sentiu. Mas pode continuar fingindo que não. Mas, o medo… o Medo é diferente. O Medo é como a Morte. Frio e implacável. E por isso mesmo, incrivelmente belo. Não ria, não desafie, não se iluda.  Respeite o medo.

Resenha:

Nesse livro encontramos 20 contos, que tem como temática principal a superação do medo.

A autora Ana Cristina, realiza uma análise pormenorizada dos mais variados sentimentos e emoções humanas. Fazendo assim, com que seus contos sejam extremamente envolventes para o leitor.

Muito dos contos me deixaram  com aquele sentimento de quero mais, de tão bem escritos que eram. Alguns  poderiam inclusive ser trabalhados de forma individual, formando livros próprios.

O segundo conto ” Respeite o medo”, que deu origem ao nome do livro, foi de longe o meu preferido, ele transita perfeitamente entre o gênero de terror/ suspense/ drama. Eu como leitora consegui identificar algumas características similares a de alguns bons filmes de terror,  que fizeram com que eu sentisse um verdadeiro sentimento de medo ao ler esse conto.

O que mais me chamou a atenção foram os finais nada previsíveis, todos os contos conseguiram manter minha atenção do início ao fim, e quando eu pensava que tinha descoberto o que víria a seguir, a autora simplesmente me surpreendia de forma muito positiva.

Claro que, como em todo livros de contos, alguns me agradaram mais do que outros.

As histórias são ambientadas nos mais diversos cenários, com personagens muito ricos. Podemos ver desde a garota pobre que se envolve com um milionário, a psicologa preterida em uma promoção, a modelo invejosa que rouba o namorado da gordinha inteligente e porque não a garota atormentada por demônios.

A minha única ressalva é em relação ao primeiro conto, que eu considerei  o mais fraco do livro, não entendendo o motivo pelo qual ele foi incluído na frente do conto que dá origem ao nome do livro. Talvez não tenha gostado dele porquê a forma de se expressar dos personagens mais influentes e bem instruídos é muito carregada em gírias e regionalismos, o que fez com que eu não comprasse a ideia dos personagens.

No mais, esse é com certeza um livro que eu indicaria aos meus amigos e leitores.

Espero que vocês tenham curtido a resenha.

Bjos!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s