Resenha: Luminoso-Alyson Noel

 

11

Ficha Técnica: 

Título: Luminoso

Autor: Alyson Noel

Série: Riley Bloom Vol. 2

Editora: Intrinseca

ISBN: 9788580571226

Gênero: Literatura Estrangeira-Romances

Edição: 1º

Páginas: 192

Ano: 2011

Sinopse:

Após ter completado sua tarefa com o Garoto Radiante, Riley desfruta férias ao lado de Buttercup e Bodhi. Quando um cão infernal atravessa seu caminho, a menina decide ir atrás dele – apesar da relutância de seu professor. Durante a busca, ela encontra uma jovem fantasma chamada Rebecca. Apesar do jeito doce de Rebecca, Riley logo descobre que nem tudo é o que parece. Filha de um fazendeiro, e furiosa por ter sido assassinada durante uma revolta de escravos em 1773, ela mantém a alma dos que morreram presa em suas piores memórias. Será que Riley conseguirá ajudá-la sem se perder nas próprias lembranças dolorosas?

Resenha:

O segundo livro da série Riley Bloom. Nesse livro a Riley já está morta a mais de um ano, tendo até então realizado um único trabalho como apanhadora de alma ( ajudou na passagem dos garotos radiantes).

A protagonista encontra-se numa fase de adaptação a sua nova condição de morta. Ainda é muito impaciente, sempre disposta a julgar primeiro e entender depois.

Ela, seu guia Bodhi e seu labrador amarelo, ganham o direito à tirarem férias, indo então a uma praia onde os seus pais passaram a lua de mel. Lá Riley encontra um cão infernal, também conhecido como cães espectrais, fera infernal ( negros, fantasmas, coisa odiosa, guardadores de tumbas, túmulos …).

Bodhi, esclarece que aquele tipo de cão é encontrado em todo o mundo, que eles são deixados quetos, que tem uma função a cumprir. Riley decide levar o cão até a ponte, ao que o seu guia tenta dissuadi-la, já que só devem interferir quando o conselho determina, uma vez que toda alma tem direito ao seu livre-arbítrio.

22

Todos vocês já sabem que eu tenho uma certa antipatia por essa personagem, nesse livro a minha impressão de desagrado só aumentou.

A garota continua insuportável, teimosa, menosprezando as experiencias alheias, achando patéticas as tentativas de seu guia de ensina-la, só escuta o que quer, quando quer, julga a todos pela aparência.

Em um ato de imprudência, a protagonista segue em direção ao cão espectral, tendo um encontro com um novo fantasma, agora de uma garotinha Rebecca, filha de um fazendeiro e senhor de escravos. Rebecca parece uma garota doce e gentil, mas logo fica claro que ela não é.

Rebecca ficou presa ao mundo terreno por causa de uma morte violenta e de sua raiva em relação a esse acontecimento, passou então a aprisionar todos os que achava serem culpados e depois a todos os que cruza-sem o seu caminho. Usando seus piores medos contra eles, transformando o mundo a sua volta em um verdadeiro inferno particular.

Como  está escrito em um trecho do livro, não existem acidentes, coincidências ou acontecimentos aleatórios. Riley foi presa, mas conseguiu se libertar, então teve que interferir quando seu guia e seu cachorro foram presos também. Mas para isso ela teve que conhecer seus maiores arrependimento e medos.

A protagonista se deu conta que nunca tinha se importado em saber nada sobre a vida terrena de seu guia, afinal não lhe importava. Os únicos fatos que sabia era, que ele quase foi skatista profissional, que morreu de câncer em 1999, um pouco antes do ano novo. Essas informações não era suficientes para ajuda-lo.

Então Riley fez o impensável, entrou em suas memorias pessoais. Ela teve ajuda de um príncipe Kanta, que foi capturado e feito escravo pelo pai de Rebecca.

Nesse livro, assim como no anterior, são as almas atormentadas os personagens mais interessantes, eles são melhores trabalhados, tem mais riqueza de detalhes em sua construção, e muitos deles apesarem de serem mais novos que a protagonista, tem uma profundidade maior do que a dela.

O mais bonito na história, é a parte do perdão que liberta a alma, o corpo e principalmente o coração, das amarras que a vida nos apresenta.

O livro ainda não é o que eu esperava, não me agradou em todo, mas é bem melhor do que o primeiro. Espero vir a gostar mais da história ao ler o volume 3 e 4 da série.

Bjos.

12

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s