Resenha- Entremundos- Neil Gaiman

 

11

Ficha Técnica: 

Título: Entremundos

Autor: Josh Malerman

Editora: Rocco

ISBN: 9788579801730

Gênero: Literatura Juvenil

Edição: 1º

Páginas: 248

Ano: 2014

Sinopse: Primeiro de uma trilogia de sucesso assinada a quatro mãos por Neil Gaiman e Michael Reaves, roteirista de TV premiado, Entremundos leva o leitor a viajar por várias dimensões na companhia de Joey Harker, um garoto comum que, durante um inusitado teste de localização proposto pelo professor de Estudos Sociais, descobre ser um Andador, alguém capaz de deslocar-se de uma dimensão para outra. Enquanto tenta entender onde está e o que significa sua nova condição, Joey percebe que aquele é o começo de uma nova vida e de uma grande aventura em que magia e ciência se unem para garantir a paz em vários mundos.

Resenha: Esse mês o queridíssimo Neil Gaiman, faz aniversário. Vou portanto fazer algumas resenhas de seus livros, sendo que escolhi entremundos para iniciar esse projeto.

Entremundos é um livro de literatura infantil, com uma grande dose de ficção. Logo na primeira página Neil aborda o tema, esclarecendo que a história é sim de ficção, mas como fazemos parte de um mundo, dentre várias outras possibilidades de mundos existentes, possa ser, que em um deles a história seja real.

Neil Gaiman, sempre aborda a fantasia de uma forma muito interessante, ele nos transporta para dentro de seu mundo particular, nos faz até acreditar que tudo aquilo é possível. Nesse livro não é diferente.

Aqui ele aborda a história de um garotinho com uma bússola interna, pouco desenvolvida ou mal calibrada.Que se perde até mesmo dentro de sua própria casa. Esse garoto tem um pai respeitável, vereador da cidade,ex corretor e atual taxista, mas não por necessidade do emprego, e sim por interesse em sempre travar conhecimento com pessoas novas e interessantes. Sua mãe faz artesanato em joias, tem também dois irmãos e um professor maluco e extremamente divertido chamado Dimas.

Como seu professou falou ” Não importa onde você comece, desde que comece em algum lugar” Pág.. 08.

iremos começar contanto que seu professor  tinha uma forma não convencional de escolher a maneira como as avaliações seriam aplicadas. Muitas vezes envolvia vendar os alunos e expor os mesmos ao mais diversos testes. poderiam ser de grupos feudais diferentes, com o intuito de manter á paz, ou quem sabe espetar um mapa com um alfinete e descobri sobre que cidade ou estado iria ter que fazer uma dissertação, mas teve uma em particular que fez com a história fica-se realmente interessante.  Os alunos foram vendados, separados em grupos e abandonados em pontos diferentes da cidade, sem dinheiro, celular ou qualquer outro meio de ajuda, tendo portanto que se virar a maneira antiga, para chegar a seu destino.

1

Ele ficou no grupo da garota por quem era perdidamente apaixonado. Algo estranho então aconteceu, uma nevoa surgiu e ele foi transportado para outro mundo, onde homens o perseguiam,e os seus pais não o reconheciam, ele simplesmente não existia nesse novo mundo.

O livro em dividido em 3 partes, sendo que a segunda aborda o descobrimento de Joey em relação a esses novos mundos, sua reação a descoberta, seu primeiro contato com os habitantes e a perseguição que ele sobre dos Binários, um dos dois grupos que tentam dominar o multiverso ( muitos universos). Os binários são seres voltados para a tecnologia, o outro grupo e dos BRUX, seres versados em magia.

Joye faz parte dos andarilhos, seres que tentam manter o equilíbrio entre tecnologia e magia. No local de treinamento Joey descobre varias versões de si, são todos sejam homens ou mulheres, seres com suas características físicas e variações de seu nome, ou seja, ele tem uma versão feminina que e metade lobo, um que tem asas, um meio robô, um que tem a força de um tanque, um que pode controlar objetos pelo poder da telecine se ….

Joey e treinado por cinco meses, vai para uma missão de treinamento controlado e é capturado com sua equipe, ele consegue fugir com a ajuda de Tom, uma bolha que é uma especie de mostro ( fovimal), que fica transitando na interzona ( local e transição entre os mundos).

O personagem principal é descartado é volta para sua casa com as memorias apagadas e seu poder de andar pelo mundo retirado. Mas em um determinado tempo ele os recupera, volta em uma missão de resgate. A partir desse ponto tudo ocorre muito rápido.

A história e bem escrita, cheia de detalhes, o leitor até passa a acreditar que tudo aquilo é possível, essa e uma das características da escrita de Neil Gaiman ( fazer acreditar no impossível).

Eu adorei o livro, li o mesmo em pouco tempo, apesar de ser uma história densa, cheia de informações a assimilar. A trama é bem amarrada, não consegui visualizar falhas no enredo, mas eu sou suspeita, pois adoro Neil Gaiman, então vou deixar para vocês decidirem.

Bjos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s