Resenha- Sr. Holmes- Mitch Cullin

download

Ficha Técnica: 

Título: Sr. Holmes

Autor: Mitch Cullin

Editora: Intrinseca

Gênero: Ficção  

ISBN: 978-85-8057-737-2

Edição: 1º

Páginas: 240

Ano: 15/09/2015

Sinopse: 

Aposentado há décadas, Sherlock Holmes mora numa fazenda em Sussex, onde cria abelhas com a ajuda de Roger, o filho da empregada. Além do apiário, o velho detetive gosta de passar o tempo relembrando casos memoráveis, que ele registra diligentemente em um diário. Com isso, tenta juntar os fragmentos remotos de uma de suas aventuras mais marcantes, ocorrida há mais de cinquenta anos.

Intercalando lembranças de relacionamentos importantes que Holmes teve ao longo da vida, seus casos de amor, as amizades e um inesperado sentimento paternal, o romance de Mitch Cullin explora o lado humano de um Sherlock Holmes colocado diante dos surpreendentes mistérios da vida e da morte, sobre os quais ele ainda não tem a menor pista. Reflexões que, na voz de Holmes, mostram o efeito indelével que o envelhecimento exerce sobre o modo como enxergamos o mundo.

Sr. Holmes ganhou adaptação para os cinemas em filme homônimo com estreia prevista no Brasil para 15 de outubro, com Sir Ian McKellen no papel do célebre detetive e direção de Bill Condon.

Mitch Cullin

Nascido no Novo México, Estados Unidos, em 1968, Mitch Cullin é um autor prolífico, com livros traduzidos para mais de dez idiomas. Ele mora em São Gabriel, na Califórnia, e, além de escrever, colabora com projetos do artista visual Peter I. Chang.

Resenha: Oi, pessoal!

Hoje venho aqui falar desse livro incrível, escrito por Mitch Cullin. Que conta à história do nosso querido Sherlock Holmes.

A novidade é que o autor optou por desviar daquela versão, já um pouco batida, do investigador, ágil, sagaz, sarcástico. Descrevendo um Sherlock maduro, aposentado, aos seus 93 anos, completamente solitário, em estado inicial de senilidade.777

O que mais me tocou foi ver como poderia ter sido o final daquele investigador extraordinário, que estabeleceu poucos vínculos afetivos ao longo dos anos, uma vez que não era em todo compreendido pelas pessoas que o cercavam. Isso fica claro no livro, quando o personagem principal faz um comentário afirmando que nem o seu inseparável companheiro Dr. Watson, o havia de fato conhecido.

Holmes continua analítico e observador apesar da idade avançada, porém fica claro o incomodo cada vez maior que esse sente ao longo da trama, quando se depara com suas limitações físicas, mais principalmente com a sua perda de memória.

Levado pelo desejo de relembrar o seu último caso, chega a ser iludido pelo Sr. Umezaki, que o levou a fazer uma viagem para o Japão, tornando-se então o seu anfitrião. Viagem essa feita com o intuito de adquirir uma planta que o auxilia-se, ou ameniza-se o avanço da sua decrepitude. Nesse ponto, temos o acréscimo de mais uma investigação na história, essa tornando-se   secundária e de certa forma uma compensação da primeira, uma forma de corrigir um erro cometido no passado.

O último caso de Holmes, ocorreu a 35 anos, e o seu desenrolar foi tão traumático que esse resolveu se aposentar. Mas com o passar dos anos, ele não se recorda mais do que aconteceu. Sentindo o desejo de escrever um livro que conte a real história dessa aventura, e não a versão contada por Watson, que o enaltece. Ele parte em uma viagem no seu inconsciente, passando a escrever um diário do caso.

77

Enquanto se esforça em relembrar o passado, o Sr. Holmes se aproxima de  Roger, garoto doce, curioso, com um incrível senso de dedução e observação, e que o admira intensamente. Roger torna-se seu amigo, o auxilia no cuidado com as abelhas, que ainda é o seu hobby.

Me pareceu que Roger na verdade era o filho de Holmes, por um fato que ficou no ar, mas a história conta como se ele fosse apenas filho da governanta. Prefiro a ideia de que no final da vida Sherlock estava do lado de seu filho.

Existe uma adaptação no cinema, que saiu a pouco tempo, excelente filme, muito fiel ao livro. Recomendo ambos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s