Resenha: Lugares Escuros – Gillian Flynn

 

Ficha Técnica: 11

Título: Lugares Escuros 

Autor: Gillian Flynn

Editora: Intrinseca

Gênero: Literatura Estrangeira – Poesia

ISBN: 9788580575910

Edição: 1º

Páginas: 352

Ano: 2015

 

Sinopse:

Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.
Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?
Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares Escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Resenha:

Ola Pessoal! Venho hoje falar do livro Lugares Escuros de Gillian Flynn.

Eu li o livro e também assisti o filme que foi lançado agora, ambos muito bons.

Apesar de Gillian Flynn, ter ficado famosa com a adaptação do livro “Garota Exemplar” para o cinema, tenho que ressaltar que os outros dois livros dela são tão bons quanto, talves  no caso de “Objetos Cortantes” seja até mesmo melhor, pelo menos ao meu ver.

Essa autora tem o hábito de levar o leitor a analisar o lado psicológico de seus personagens, sendo que a cada página, a cada capitulo são fornecidos dados totalmente novos e improváveis de acordo com a leitura dos capítulos anteriores, ou seja, você vai ser constantemente surpreendido com a leitura.

Em Lugares Escuros, a autora nos brinda com a personagem Libby Day, garota de 7 anos, que presencia o assassinato de sua mãe e das suas duas irmãs mais velhas. Sendo que o suspeito dos crimes é o seu irmão adorado, membro da família com quem ela demonstrava ter mais afinidade.

Durante o interrogatório Libby, acaba por afirmar que seu irmão foi o responsável pelos assassinatos. Esse era o alvo fácil para ser culpado, uma vez que era tido como garoto problema ( cabelos pintados, provável membro de um grupo de adoradores do diabo) e está sendo acusado de molestar diversas garotas menores de idade a quem ajudava com aulas de reforço escolar.

O irmão de Libby acaba assumindo a culpa pelos crimes, é condenado, e está cumprindo prisão perpétua. Ele em nenhum momento veio a questionar o julgamento ou sua pena, nunca recorreu.

111

Quando Libby completa 31 anos, ela se vê sem dinheiro ( vivia até então de um fundo de doações), sem profissão e principalmente sem nenhuma perspectiva. Ela nunca conseguiu refazer a sua vida. Nesse ponto ela conhece um garoto que lhe oferece dinheiro em troca de que ela venha a participar de um clube que investiga crimes macabros e assassinos em série. Ela acaba por aceitar, nesse ponto a historia tem uma reviravolta, uma vez que ela passa a ter flashbacks do passado e passa a questionar se o que ela acreditou esses anos todos realmente era verdade.

Desde a leitura do primeiro capitulo, dá para notar que Libby não tem certeza do que aconteceu, do que realmente viu e do que foi acrescentado em sua memoria pelos fatos posteriormente repetidos. A história é contada por essa personagem no tempo presente e por sua mãe e irmão, no tempo passado, anterior ao crime.

Também existe um encontro suspeito da mãe de Libby com um fazendeiro, um dia antes dos crimes. Esse fato só é explicado no fim do livro. Fazendo o leitor imaginar os mais diversos tipos de desfechos possíveis, nunca atingindo o real. Esse é o real encanto da história, ela foge aqueles finais previsíveis que vemos outros autores repetirem de forma incansável.

Eu fiquei maravilhada com esse livro, como fiquei com os demais livros lançados por essa autora. Eu recomendo essa leitura, sei que se você der uma chance real a essa leitura, e bem provável que se torne mais um fã da escrita inteligente e bem arquitetada de Gillian Flynn.

1111

 

Esse é parte do elenco do filme. Se possível também assistam, vocês vão amar! Ele foge do convencional, daqueles roteiros batidos e monótonos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s